sábado, 15 de junho de 2024

Nirvana: Bleach, primeiro album de estudio completa 35 anos


Bleach foi o álbum de estreia do Nirvana, lançado a 15 junho de 1989, pela gravadora Sub Pop. As principais sessões de gravação ocorreram no Reciprocal Recording em Seattle, Washington, entre dezembro de 1988 e janeiro de 1989. Foi o único álbum da banda à contar com a presença de Chad Channing na bateria.

Após o lançamento do seu compacto de estreia, "Love Buzz", pela Sub Pop, em novembro de 1988, o Nirvana ensaiou por duas ou três semanas, em preparação para a gravação de um álbum completo, embora a Sub Pop tivesse solicitado apenas um EP. As principais sessões de Bleach foram no Reciprocal Recording em Seattle, com o produtor local Jack Endino.



O Nirvana começou a gravação com uma sessão de cinco horas em 24 de dezembro de 1988. A banda gravou novamente entre 29 a 31 de dezembro e 14 e 24 de janeiro de 1989. Três das canções do álbum – "Floyd the Barber", "Paper Cuts" e "Downer" – tinham sido gravadas durante uma sessão anterior no Reciprocal Recording em 1988, com Dale Crover na bateria. Apesar das tentativas de regravá-las com Chad Channing, o novo baterista, a banda por fim decidiu remixar as versões gravadas com Crover para a versão final de Bleach. "Big Long Now" acabou omitida do álbum porque o vocalista/guitarrista Kurt Cobain sentiu que "já havia coisas lentas e pesadas o suficiente em Bleach'", de acordo com Endino.

O álbum foi editado e as canções sequenciadas, mas o chefe da Sub Pop, Bruce Pavitt, solicitou que a ordem das canções fosse alterada, ao que a banda não se opôs. O álbum foi adiado por algum tempo até que a Sub Pop fosse capaz de garantir fundos suficientes para lançá-lo.


Algumas curiosidades: 

* A gravadora Sub Pop tinha solicitado apenas um EP


O primeiro single do Nirvana foi um cover de uma canção chamada "Love Buzz" da banda holandesa SHOCKING BLUE. A Sub Pop lançou o single em 1988 e pediu um EP para a banda gravar em seguida. No entanto, eles estavam prontos para lançar um álbum completo e quando lançaram o disco "Bleach", incluíram esta versão da música "Love Buzz" no álbum. 



* Cobain disse que a Sub Pop estava promovendo o "som grunge"

De acordo com o livro de Michael Azerrad, "Come As You Are: The Story of Nirvana", que conta a história da banda enquanto estava em atividade, Cobain disse que a Sub Pop estava realmente "empurrando" o som grunge de Seattle. Ele se sentiu pressionado a aderir a ela, então, descartou qualquer ideia de música pop que tivesse. 

A canção "Big Cheese", lançada primeiro como lado-b do single "Love Buzz" (1988), que depois também incluíram esta versão para ser lançada no disco "Bleach". Esta música fala diretamente sobre o co-fundador da Sub Pop, Jonathan Poneman.

* Um outdoor de prevenção da AIDS inspirou o nome do álbum



O título provisório de "Bleach" era originalmente "Too Many Humans", conforme foi descrito na biografia oficial de Kurt Cobain, "Mais Pesado Que o Céu", do autor Charles Cross. 

Quando Cobain viu o outdoor de prevenção da AIDS em San Francisco, que aconselhava os usuários de heroína a usarem alvejantes (bleach) para desinfetar as suas agulhas antes de inseri-las, ele mudou de ideia e escolheu o nome "Bleach" para o primeiro disco do NIRVANA.










 

sexta-feira, 14 de junho de 2024

10 fatos sobre os Sonic Youth

 


1. O nome Sonic Youth é proveniente de dois músicos - o MC5's Fred "Sonic" Smith e da estrela do reggae Big Youth.

2. A capa de Goo foi criada pelo famoso Raymond Pettibon, artista que já criou capas para bandas como Foo Fighters e Black Flag, e originalmente ofereceu um esboço da atriz/dançarina Joan Crawford para a capa Goo. Mas o Sonic Youth escolheu outro projeto de Pettibon que foi baseado em uma foto de Maureen Hindley e seu primeiro marido David Smith, que foram testemunhas no caso dos assassinos em série "Moors Murders", Ian Brady e Myra Hindley, dirigindo para o julgamento em 1966.

3. Os primeiros registros do Sonic Youth foram caracterizados por
muita distorção, resultado da afinação que Moore e Ranaldo implementaram em suas guitarras. Também usavam frequentemente seus instrumentos com baquetas e chaves de fenda, uma técnica de exploração musical emprestada de John Cage que colocava itens como bolas de borracha e parafusos de madeira entre suas cordas de piano para mudar o som do instrumento.

4. Em julho de 1999, um caminhão cheio de equipamentos do Sonic Youth foi roubado após um show. O caminhão alugado do Sonic Youth, cheio de seus equipamentos (havia muitos instrumentos únicos e insubstituíveis) foi roubado no meio da noite antes da banda tocar em um festival no Condado de Orange, na Califórnia. O caminhão foi encontrado mais tarde em Los Angeles, vazio. Ao longo dos anos, os fãs da banda tentaram recuperar alguns instrumentos. Duas dessas guitarras foram devolvidas 13 anos depois.

5. Durante seus primeiros dias, o Sonic Youth formou uma amizade com a banda de rock de Nova York Swans. As bandas compartilharam o mesmo espaço de ensaio, e o Sonic Youth embarcou em seu primeiro passeio pelo sul dos Estados Unidos a partir de novembro de 1982, abrindo shows para o Swans. Houve alguns atritos entre as bandas durante a segunda turnê.

6. Em 1994, Moore formou um grupo com ike Mills, Dave Grohl, Greg Dulli e Don Fleming. A banda gravou uma música para o filme "Backbeat", com o nome Blackbeat Band.

7. Em 1994, Moore formou um grupo com ike Mills, Dave Grohl, Greg Dulli e Don Fleming. A banda gravou uma música para o filme "Backbeat", com o nome Blackbeat Band.




8. A música "Kool Thing" foi inspirada por uma entrevista que o baixista/cantor Kim Gordon conduziu com LL Cool J para a Spin em que os dois artistas entraram em conflito. O video de "Kool Thing" foi estilizado após o vídeo "Going Back to Cali" de LL Cool J, até a câmera em preto e branco e os dançarinos são parecidos.



9. A música "Teenage Riot" é sobre J Mascis do Dinosaur Jr. A música é sobre uma realidade alternativa onde J Mascis é presidente dos Estados Unidos.




10. Os designers de games Trevor Reveur e Dorian SRed criaram o jogo "No Wave", inspirado no trabalho de Sonic Youth, Swans, Birthday Party e Foetus.








 




Canções dos Alice in Chains favoritas de Jerry Cantrell



Em entrevista ao programa de rádio BBC Radio 1's Rock Show (via Far Out), apresentado por Daniel P. Carter, em 2019, Jerry Cantrell foi perguntado sobre qual música do passado ele ama mais do que as outras. o líder do Alice in Chains escolheu quatro canções.

"Estou realmente orgulhoso de tudo o que já fizemos", ele disse. "'Man in the Box' significa muito, porque foi nosso primeiro grande sucesso. 'Rooster', com sete minutos de duração, eu escrevi para meu pai. 'Check My Brain', que também foi um grande sucesso e anunciou o retorno da banda."

Após essa trinca de músicas, Cantrell também escolheu a faixa-título do álbum mais recente do grupo, "Rainier Fog". "‘Rainier Fog’ é meio que punk, meio metal", ele explicou. "Isso é meio que o fio condutor e o tema do título do disco e de onde começamos, onde o gravamos, voltando ao começo."