Bleach foi o álbum de estreia do Nirvana, lançado a 15 junho de 1989, pela gravadora Sub Pop. As principais sessões de gravação ocorreram no Reciprocal Recording em Seattle, Washington, entre dezembro de 1988 e janeiro de 1989. Foi o único álbum da banda à contar com a presença de Chad Channing na bateria.
Após o lançamento do seu compacto de estreia, "Love Buzz", pela Sub Pop, em novembro de 1988, o Nirvana ensaiou por duas ou três semanas, em preparação para a gravação de um álbum completo, embora a Sub Pop tivesse solicitado apenas um EP. As principais sessões de Bleach foram no Reciprocal Recording em Seattle, com o produtor local Jack Endino.
O Nirvana começou a gravação com uma sessão de cinco horas em 24 de dezembro de 1988. A banda gravou novamente entre 29 a 31 de dezembro e 14 e 24 de janeiro de 1989. Três das canções do álbum – "Floyd the Barber", "Paper Cuts" e "Downer" – tinham sido gravadas durante uma sessão anterior no Reciprocal Recording em 1988, com Dale Crover na bateria. Apesar das tentativas de regravá-las com Chad Channing, o novo baterista, a banda por fim decidiu remixar as versões gravadas com Crover para a versão final de Bleach. "Big Long Now" acabou omitida do álbum porque o vocalista/guitarrista Kurt Cobain sentiu que "já havia coisas lentas e pesadas o suficiente em Bleach'", de acordo com Endino.
O álbum foi editado e as canções sequenciadas, mas o chefe da Sub Pop, Bruce Pavitt, solicitou que a ordem das canções fosse alterada, ao que a banda não se opôs. O álbum foi adiado por algum tempo até que a Sub Pop fosse capaz de garantir fundos suficientes para lançá-lo.
Algumas curiosidades:
* A gravadora Sub Pop tinha solicitado apenas um EP
O primeiro single do Nirvana foi um cover de uma canção chamada "Love Buzz" da banda holandesa SHOCKING BLUE. A Sub Pop lançou o single em 1988 e pediu um EP para a banda gravar em seguida. No entanto, eles estavam prontos para lançar um álbum completo e quando lançaram o disco "Bleach", incluíram esta versão da música "Love Buzz" no álbum.
* Cobain disse que a Sub Pop estava promovendo o "som grunge"
De acordo com o livro de Michael Azerrad, "Come As You Are: The Story of Nirvana", que conta a história da banda enquanto estava em atividade, Cobain disse que a Sub Pop estava realmente "empurrando" o som grunge de Seattle. Ele se sentiu pressionado a aderir a ela, então, descartou qualquer ideia de música pop que tivesse.
A canção "Big Cheese", lançada primeiro como lado-b do single "Love Buzz" (1988), que depois também incluíram esta versão para ser lançada no disco "Bleach". Esta música fala diretamente sobre o co-fundador da Sub Pop, Jonathan Poneman.
* Um outdoor de prevenção da AIDS inspirou o nome do álbum
O título provisório de "Bleach" era originalmente "Too Many Humans", conforme foi descrito na biografia oficial de Kurt Cobain, "Mais Pesado Que o Céu", do autor Charles Cross.
Quando Cobain viu o outdoor de prevenção da AIDS em San Francisco, que aconselhava os usuários de heroína a usarem alvejantes (bleach) para desinfetar as suas agulhas antes de inseri-las, ele mudou de ideia e escolheu o nome "Bleach" para o primeiro disco do NIRVANA.