segunda-feira, 7 de abril de 2025

Layne Staley, uma das maiores vozes do grunge


Layne Staley se foi em 2002 deixando um grande legado no Grunge com o Alice In Chains e outros projetos como o super grupo Mad Season e a banda Class of '99.

Nascido em 22 de Agosto de 1967 em Kirkland, no estado de Washington (EUA)
Seus talentos enquanto compositor e frontman também marcaram os anos 90, fazendo com que sua “queda” fosse ainda mais sentida nos anos seguintes.

vítima de uma overdose, a culminação de um trajetória conturbada e marcada pela luta contra as drogas e a depressão por anos.

Já bastante debilitado pelas drogas, Staley perdeu sua namorada de longa data e ex-noiva, a modelo Demri Parrott, para o mesmo problema. De acordo com pessoas próximas ao músico, ele nunca superou o fim do noivado com Demri, e sua morte em 1996 o abalou profundamente.

 Layne fezs eus últimos shows com o Alice in Chains incluindo MTV Unplugged, gravado em abril daquele ano. A última apresentação de fato seria em julho, na abertura de um show do KISS.

Como forma de tirar uma folga dos problemas e de sua banda principal, o vocalista se uniu a nomes como Mike McCready, do Pearl Jam, e formou o Mad Season. Com o projeto, lançou o aclamado Above em 1995, único disco do supergrupo que é bastante celebrado até hoje

Jerry Cantrell: "Layne Staley é um dos maiores cantores da história do rock and roll"












 

sábado, 5 de abril de 2025

Layne Staley terá seus diários perdidos convertidos em livro

 

Layne Staley terá diários perdidos com material inédito, convertidos em um livro chamado This Angry Pen: The Lost Journals of Layne Staley. O livro será lançado no dia 11 de novembro de 2025.

This Angry Pen: The Lost Journals of Layne Staley englobará poesias nunca antes vistas. Serão letras manuscritas cruas, rabiscos íntimos e notas sinceras de Staley. O lançamento trará também fotografias raras e homenagens feitas por fãs.


O livro contém 176 páginas e será lançado pela Weldon Owen Publishing e distribuído pela Simon & Schuster.


O livro promete ser um mergulho profundo no universo pessoal de Layne, segundo se lê no comunicado de imprensa disponibilizado, revela “as suas reflexões mais íntimas através de notas, desenhos e pensamentos dispersos ao longo dos anos“. Para além do material produzido pelo próprio músico, a publicação inclui também fotografias raras e homenagens de fãs, reflectindo a devoção de uma comunidade que, mesmo após a sua morte, continua a celebrar o seu legado.

Filha de Kurt Cobain e Courtney Love é mãe pela primeira vez

 


Frances Bean Cobain tornou-se mãe de um menino, Robin Walker Cobain Hawk, fruto do casamento com Riley Hawk.
Filha de Kurt Cobain e Courtney Love é mãe pela primeira vez
Quando Kurt Cobain morreu, Frances nem tinha 2 anos. seu bebé chama-se Robin Walker Cobain Hawk e é fruto da relação com Riley Hawk, filho da estrela do skateboarding Tony Hawk, com quem se casou em 2023.

“Bem-vindo ao mundo, és a criança mais linda. Amamos-te mais do que tudo”, escreveu Frances Bean Cobain no Instagram, quando anunciava o nascimento do bebé a 17 de Setembro.




o avô Tony Hawk celebra a boa nova. “O meu neto favorito”, comenta, com humor, já que é o primeiro neto do skateboarder.
Riley, 31, é o filho mais velho do ícone do skate profissional Tony Hawk, e os dois estão casados ​​há menos de um ano. O casal parece muito feliz com a nova adição à família, e os fãs ficaram emocionados ao ouvir as notícias emocionantes.


10 letras impactantes escitas por Kurt Cobain no Nirvana


No ano em que Kurt Cobain completaria 58 anos, aqui os principais versos do Nirvana.
Dentro da história do rock, poucos compositores conseguiram traduzir sentimentos tão intensos e contraditórios quanto Kurt Cobain. As letras do líder do Nirvana transitavam entre o brutal e o delicado, a dor e o sarcasmo, a revolta e a vulnerabilidade.

As faixas profundamente pessoais como “Something in the Way” e “Dumb”, reflexões sobre o que é a felicidade e como Kurt se sentia incapaz de demonstrar alegria com o estado do mundo.

Outras músicas captaram com maestria o espírito inquieto da juventude da época como “Serve The Servants”, que fala sobre o machismo e os constantes julgamentos da sociedade, e o clássico “You Know You’re Right”, gravado em 1994 mas lançado apenas em 2002, se tornando o primeiro e único hit do Nirvana no século 21.


                                            1. “Something in the Way” (1991)



                                            2. “Serve The Servants” (1993)



                                           3.“You Know You’re Right” (2002)



                                             4.“Lithium” (1991)



                                             5. “Dumb” (1993)



                                             6. Heart-Shaped Box” (1993)



                                            7. “On a Plain” (1991)



                                            8. “All Apologies” (1993)



                                             9. “In Bloom” (1991)



                                            10. “Smells Like Teen Spirit” (1991)




 

5 de Abril: O dia que Seattle morreu

 


5 de Abril é conhecido no grunge como " O dia que Seattle  morreu" 

Kurt Cobain e Layne Staley morreram com exatamente 8 anos de diferença em suas casas em Seattle. 5 de abril de 1994 e 5 de abril de 2002.
Há 31 anos cobain nos deixava, o vocalista e guitarrista do Nirvana, tirou a própria vida no dia 5 de abril de 1994, aos 27 anos. O corpo do músico foi encontrado três dias depois, em 8 de abril, na sua casa em Seattle, nos Estados Unidos.

Embora ainda existem várias teorias sobre a morte de Kurt, incluindo suicídio e assassinato
Como sabemos, uma das teorias conspiratórias é que a própria mulher de Cobain, Courtney Love, o teria assassinado. Richard Lee, um jornalista de Seattle, foi o primeiro a falar publicamente sobre as circunstâncias suspeitas.


A polícia investigou a morte de Cobain e encontrou seringas que indicam que ele havia consumido uma dose letal de heroína antes do tiro. 

A família de Cobain tem lutado contra as insinuações de que ele foi assassinado. Cobain lutava contra o vício em heroína, doenças, depressão, fama e imagem pública, ele também enfrentou pressões profissionais e pessoais.

Antes de morrer ele estava escutando o álbum Automatic for the People, da banda americana R.E.M.. 

O atestado de óbito apontava uma "perfuração de espingarda na cabeça", o que levou a conclusão que teria sido um suicídio; o atestado também apontava que a morte tinha ocorrido em 5 de abril de 1994.



Chamado para instalar uma iluminação noturna de segurança na casa de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, um funcionário da companhia VEC Electric viu uma cena trágica na estufa da residência, no dia 8 de abril de 1994. O músico estava deitado, por isso o eletricista achou que talvez ele estivesse dormindo.




Morte de Layne Staley


Sem dúvidas uma das maiores vozes do rock ícone do grunge, Layne Staley vocalista do Alice in Chains morreu em 2002, aos 34 anos, em decorrência de uma overdose.
Staley lutou contra o vício durante grande parte de sua vida adulta e mais tarde morreu de overdose de speedball em 5 de abril de 2002, aos 34 anos.

Layne Staley dos Alice in Chains encontrado morto em sua casa, seu foi descoberto na sua casa na tarde de sexta-feira, no bairro da Universidade, em Seattle, capital do «grunge», depois de um amigo ter dado pelo seu desaparecimento. Os problemas de Layne eram muitas vezes transcritos para as letras das canções dos Alice in Chains.

Qual foi a causa da morte de Layne Staley?


A autópsia revelou que Staley morreu de overdose de speedball  uma mistura de heroína e cocaína. 

Com a morte de Kurt Cobain, Staley inicialmente ficou sóbrio com o medo de que pudesse ocorrer o mesmo (e também por pressão da mídia e dos colegas de banda) mas logo recaiu no vício. Ele frequentou várias instalações de reabilitação, mas nunca conseguia ficar limpo por muito tempo. No final de 1996, a namorada de Staley, Demri Lara Parrott, morreu de overdose de drogas, e Staley foi posteriormente colocado sob vigilância de suicídio 24 horas. Ele então caiu em uma depressão profunda e escura.

Há 23 anos, Layne Staley nos deixava. em 5 de abril de 2002, aos 34 anos, Além de sua banda Alice in Chains ele integrou o Mad Season e o Class of '99.

R.I.P. KURT COBAIN, LAYNE STALEY 🌹