sexta-feira, 10 de abril de 2020

Fique em casa: Ouvindo grunge!


Em tempos de quarentena e isolamento social o melhor é ficar em casa ouvindo grunge rock, enquanto muitos ainda não voltam a ter aquela vida cotidiana essa é uma das melhores opções.
 playlist especial pra espantar esses dias negros, com muito som grunge anos 90!

# stay at home 🏠

(FUCK OFF COVID 19 CORONAVIRUS )

Nirvana - MTV Unplugged in New York



Boa pedida é ficar em casa ouvindo Nirvana, embora algumas pessoas que costumam ouvir a banda, não a podemos classifica-las como grunge pois muitos apenas curtem a banda
 ( Ninguém é obrigado a ser grunge ou se auto-denominar apenas por ouvir Nirvana) 

 MTV Unplugged in New York é um bom exemplo disso, porque o acústico do Nirvana é aquele tipo que, consegue agradar a "todos" e ele cumpre isso bem, desde os mais rockeiros até aquele público mais eclético, conheço pessoas de todos os estilos que curtem esse acústico.

Mas o teor melancólico paira nesse álbum, a sensação é que, Kurt estava se despedindo nessa apresentação.


A validade artística do formato de acústico, que permite ao músico despir sua persona habitual e criar outra, podemos ver Kurt Cobain diferente e reiventado com suas interpretações entre o folk e o blues.

  cantou com a alma na última faixa do acústico



Mas dependendo do seu estado de espírito, caso queira algo mais de "peso" outro album do Nirvana que eu recomendaria é o "Incesticide" ou "Bleach" mas ai fica ao seu critério






Outra boa pedida é ouvir Nirvana - Sliver The Best Of The Box,  pode encontrar-lo por aqui mesmo no nosso blog


Fique em casa ouvindo Nirvana

Alice in Chains - Unplugged


Se você busca entrar numa vibe mais deprê ou tá se sentido fudido e quer se desconectar um pouco deste mundo de merda, então ouça (ou assista) o MTV Unplugged do Alice in Chains!

 Eis considerado por muitos o melhor acústico do grunge, desde em termos de temática, melodia produção etc..

O album foi gravado em 10  de Abril daquele ano de 1996 ( na época a banda não fazia turnê desde 1995)  simplesmente esse disco é um dos maiores já feito!

Alice in Chains Unplugged marcou a penúltima performance de Staley, que estava lutando contra um vício incapacitante de heroína, comovido pelas letras sombrias e agonizantes da banda, o heavy metal sludgy afinado da AIC predomina mais e resume a obra desse formato acústico. 

Cada música se transforma de uma catarse poderosa, raivosa e contundente em um lamento frustrado e assustador, todo esse clima percebe-se desde a primeira faixa a última do album.

Abertura de "Nutshell" já começa arrepiante em sí....
o restante das músicas, sem comentários (eu teria que fazer um textão)

( Fique em casa e ouça Alice in Chains)

Staley começa a cantar enquanto se senta, sem nenhum aviso percebido, mas de alguma forma combinando perfeitamente com o toque de Jerry Cantrell, em uma realidade sombria de seu relacionamento com drogas, elas se tornaram ainda mais marcante e impactante nesse acústico. 




Cada palavra ressoa e as harmonias cruas e assinadas de Staley e Cantrell, que irão levar você numa viagem e reflitir mais sobre sua existência..

Layne fez a última apresentação naquele mesmo ano, quando o Alice in Chains substituiu o Stone Temple Pilots em uma abertura para o recém-reunido Kiss. 


Este acústico é nada menos do que assombrar seus fantasmas e demônios
Não é apenas a história trágica que faz do Alice In Chains Unplugged uma obra pungente, as próprias faixas são o que o torna um registro ao vivo verdadeiramente formidável.


Pearl Jam - MTV Unplugged (1992)


Não é algo tão conceitual mas nem parecido com os demais do Nirvana e Alice in Chains...
 Pearl Jam Unplugged certamente é o mais "desconectado" dos acústicos citados, isso porque a desenvoltura de Eddie Vedder é mais enérgica comparado com os outros.

 Aqui ouvimos também as clássicas do album TEN em versões acústicas mas cantadas com peso na voz rasgada de Eddie e incrivelmente, algumas até ficaran melhores que gravadas no estúdio.

Essa apresentação do Pearl Jam foi uma das gravações ao vivo mais memoráveis ​​e poderosas dos anos 90!

Eddie: "Tudo bem ... 1, 2, 3 ...", ele murmura. Então começa a tocar "Oceans". 

A multidão aplaudindo os recebem, entrando um de cada vez. Stone Gossard entra primeiro, tocando seu violão assim que chega ao seu lugar. Ament, McCready e Abbruzzese seguem rapidamente...

Ótimas passagens de "Even Flow"  e "State Of Love And Trust"  em versões acústicas.

Pra Aqueles que querem ouvir algo mais animado durante esse périodo de quarentena eu recomendo o MTV Unplugged do Pearl Jam, esse é verdadeiramente um clássico.  


Enquanto as performances Unplugged dos colegas grunge do Nirvana e Alice In Chains são memoráveis ​​e especiais para a intimidade, a natureza despojada e a sensibilidade sensível de Kurt Cobain e Layne Staley, respectivamente, o Pearl Jam combina exatamente isso e muito mais, uma energia contagiante, cortesia de Eddie Vedder, e um sentimento de união inimitável e incomparável entre a banda e o público, isso fica durante todo o show. 


O concerto acústico do Pearl Jam é tão especial e único por muitas razões, é quase impossível de ser descrito, é melhor quando ouvido e visto. Mas tenha certeza, é uma exibição magnífica de uma banda extremamente talentosa.

(Fique em casa e ouça Pearl Jam)


Soundgarden - Superunknown (1994)


Saindo um pouco dessa onda acústica, nesses tempos ruins diria que "Superunknown" do Soundgarden corresponde melhor esse momento atual. você grunge tem que ouvir pelos menos esse álbum!

Esse é um dos melhores que já ouvir na vida, por todas suas mensagens passada nas letras das músicas, é uma verdadeira obra prima. 

"Fell em Black Days" , "Black Hole Sun", "Mailman" transportando liricamente o ouvinte para seu canto especial e sombrio ao mesmo tempo, mas todas presentes nesse disco são músicas fodas!  conseguem te prender numa mistura de sentimentos que encaixam exatamente nessa loucura do mundo no qual vivemos.


Falar sobre "Superunknown" merecia até tema pro próximo post. foram seis meses de gravação até a sua finalização. o resultado foi uma obra prima, um marco na carreira do Soundgarden.


Stone Temple Pilots - Unplugged


Voltando pro lance acústico, outro clássico é o MTV Unplugged 1993 dos Stone Temple Pilots

Não muito o que dizer desse pois dispensa comentários!
uma viagem aos anos 90, SIMPLESMENTE PERFEITO 



Além das bandas mais famosas na cena de Seattle, podemos destacar diversas músicas do universo do rock alternativo, como este blog é especificamente voltado para o grunge obviamente é ficará mais nesse reduto.  é assunto pra próximo post!!!


𝑶𝒖𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒖𝒈𝒊𝒓𝒐 𝒗𝒐𝒄𝒆 𝒐𝒖𝒗𝒊𝒓













Nenhum comentário:

Postar um comentário