29 anos da trágica morte de Mia Zapata a vocalista dos The Gits, uma banda promissora no cenário punk/ underground de Seattle.
Trágicamene em 7 de julho de 1993, por volta das 2:00 horas da madrugada, Zapata havia finalizado uma pequena apresentação no restaurante Comet Tavern, localizado no bairro de Capitol Hill, na cidade de Seattle. Neste dia havia marcado de encontrar rapidamente seu amigo após o show, na portaria do prédio dele, cujo prédio ficava alguns quarteirões a oeste. Ao chegar no local, ela decidiu subir até o segundo andar, onde seu amigo vivia, pois ele pediu que ela subisse. Esta foi a última vez que ela foi vista com vida. 😢
De acordo com o Unsolved Mysteries, um programa de TV a cabo, um homem, a dois quarteirões de distância, ouviu o grito de Mia Zapata por volta das 3:00 horas da manhã. No entanto, uma mulher encontrou o corpo de Mia Zapata por volta das 3:30 da manhã estirado no chão. De acordo com a autópsia, a cantora foi estrangulada, e, logo em seguida, foi estuprada, mas tentando se defender, entrou em luta corporal com o bandido, sendo brutalmente espancada, principalmente na região do abdômen, e acabou falecendo em decorrência de uma hemorragia em seu fÃgado. A cantora tinha apenas 27 anos.
Após o assassinato, seus amigos criaram um grupo de autodefesa chamado Home Alive. A Home Alive organizou concertos beneficentes e lançou álbuns com a participação de muitas bandas, incluindo Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Heart. Joan Jett também gravou um álbum com os membros do Gits, chamado Evil Stig. Os instrutor do grupo, visando a defesa pessoal das mulheres, ofereceu uma variedade de cursos, desde controle da raiva e uso de spray de pimenta, incluindo artes marciais.
Em 2005, um documentário chamado The Gits Movie, foi produzido sobre a vida de Mia Zapata, os Gits e a cena musical de Seattle. Sua primeira exibição ocorreu no Seattle International Film Festival, em maio daquele mesmo ano. Outra versão do filme apareceu dois anos depois, no canal SXSW South By Southwest Film Festival. O filme foi lançado também em forma de peça teatral em mais de 20 cidades norte-americanas, em com inÃcio em 7 de julho de 2008, data do 15.º aniversário do aniversário da morte de Zapata. No dia seguinte, o filme foi lançado em DVD junto com o CD Best of the Gits, ambos da Liberation Entertainment.
Nenhum comentário:
Postar um comentário