domingo, 11 de fevereiro de 2024

Screaming Trees

 


Uma das bandas mais "injustiçada do grunge" os Screaming Trees formada em 1985, a banda é considerada parte do movimento grunge do início dos anos noventa. O som da banda era uma mistura da psicodelia dos anos sessenta com o rock agressivo da costa oeste dos Estados Unidos. Embora os críticos elogiassem o grupo, ele jamais alcançou o status de outras bandas do movimento, como o Nirvana e o Soundgarden. A banda acabou em 2000, quatro anos após o lançamento de seu sétimo álbum, "Dust", de 1996.

Naquela época, Screaming Trees era uma bagunça esfarrapada de uma banda underground de Seattle. Eles ganharam a reputação de ficarem muito bêbados e brigarem entre si. No palco. Durante os shows.



No início da década de 1990, o cineasta Cameron Crowe convocou então desconhecidos Screaming Trees e alguns contemporâneos: Soundgarden, Mudhoney, Nirvana – para a trilha sonora do filme Singles (vida de solteiro). Mais ou menos na mesma época, Nevermind, do Nirvana, os Screamings Trees se tornou um sucesso surpresa. Está bem documentado o que aconteceu a seguir. 'Nearly Lost You' abriu as portas para a fama, sendo a mais popular da banda.

   O Screaming Trees foi formado em Ellensburg, cidade próxima de Seattle, no estado de Washington, em 1985, pelos amigos Mark Lanegan, Van Conner e Gary Lee Conner. O nome da banda foi retirado de um pedal de distorção.[wah wah] Gravaram sua primeira fita demo, "Other Worlds", em 1985, com o produtor Steve Fisk, no estúdio Creative Fire em Ellensburg. A gravação do primeiro álbum da banda, Clairvoyance, ocorreu em 1986. A boa repercussão do disco na época levou a um contrato com o selo SST Records - gravadora independente mais importante daquela década.




O auge do Screaming Trees veio em 1992, quando o grupo lançou o álbum Sweet Oblivion, que contou com canções como "Dollar Bill", "Julie Paradise", "Winter Song" e já mencionada, "Nearly Lost You". O álbum vendeu cerca de 300 mil cópias, graças a enorme exposição do videoclipe desta canção, e de sua inclusão na trilha sonora do filme Singles.

A banda iniciou uma longa turnê de divulgação do disco, O vocalista, Mark Lanegan faleceu em Fevereiro de 2022. atualmente os integrantes tornaram a se dedicar aos seus trabalhos paralelos.

 No período de separação da banda, Lanegan gravou vários álbuns solos. Já o ex baterista dos Trees,  fez outros projetos um desses foi quando Martin se tornou baterista do Mad Season.

Nenhum comentário:

Postar um comentário