Recentemente a organização de Toronto Over The Bridge lançou a música inédita da banda "Drowned in the Sun", criada totalmente com Inteligência Artificial (IA).
Com o software de Inteligência Artificial, a organização recriou o estilo de composição de Kurt Cobain (Segundo a Rolling Stone EUA) incluindo os riffs de guitarra que variam entre o estilo de "Come as You Are" e "Scoff".
Além dos vocais, gravados pelo vocalista da banda de tributo ao Nirvana, Nevermind: The Ultimate Tribute To Nirvana, Eric Hogan, os criadores da música explicam que praticamente toda a construção da canção é trabalho de computadores.
"Drowned in the Sun" contempla um projeto chamado As Fitas do Clube dos 27, termo usado para os artistas que morreram aos 27 anos por conta do uso excessivo de drogas, potencializados pela pressão da fama.
Mas outra música foi criada com base nisso, o youtuber Funk Turkey, utilizou também inteligência artificial para criar uma música inédita do Nirvana, mas a partir da letra de todas as músicas da banda. ele mesmo já havia feito isso com outras bandas famosas.
O nome dessa música é “Smother” (Macio, em tradução livre para o português), a música gerada foi produzida com a ajuda do site lyrics.rip, que coletou todo o banco de dados do Genius, plataforma que reúne letras de músicas, sobre o Nirvana e colocou o histórico em uma cadeia de Markov, ou seja, processos matemáticos aleatórios em que o estado futuro depende apenas do estado presente.
o Funk Turkey mixou e masterizou a melodia e os vocais, segundo ele, em sua cozinha, com um microfone ruim e uma cópia do Pro Tools, uma ferramenta que integra hardware e software para a produção de áudio. “Eu sei que Dave Grohl [baterista do Nirvana] odeia bateria de computador, mas é a melhor coisa que consegui. Então, me desculpe Dave. Ainda te amo”, escreveu o youtuber na descrição do vídeo.
veja a análise do CanalNB:
Nenhum comentário:
Postar um comentário