segunda-feira, 8 de março de 2021

Mulheres do Grunge


O movimento grunge surgiu em Seattle e o surgimento de bandas femininas foi grande na década de 90. Mais que  um movimento feminista na música, a mulherada queria mandar seu som, embora muitas dessas não estavam ligadas diretamente com o movimento riot grrrl, tal  esse liderado por Katheen Hanna (Bikini Kill).

Sem dúvidas muitas dessas garotas do barulho foram impulsionadas pelo sucesso do Nirvana, outras artistas também serviram de inspiração para o aparecimento dessas onda de bandas femininas. um território que antes erapredominante masculino, estava prestes a mudar afim de "equilibrar" mais o rock. 

O público daquela época era mais machista que hoje, isso porque algumas pessoas meio que torciam o nariz quando via uma mulher tocando guitarra, sim e isso existia bastante naquele tempo, lembro-me  uma vez li a respeito de um show ( não lembro o nome da banda) elas foram vaiadas antes mesmo de tocar alguma música no palco !


Pra você ter uma noção, existia inclusive preconceito das próprias rockeiras, algumas tinham certa dificuldade em ouvir uma banda feminina, mas esse tipo de coisa existe até hoje embora numa proporção menor.

A participação das mulheres no mundo do rock está bem mais presente agora, fato que muitas tocam melhor que certos marmanjos. Eu particulamente sempre fui fã de bandas femininas, desde o grunge e bandas do cenário metal, onde o público feminino é bem forte.

Então vamos ouvir o bom rock e sem tretas de sexos?
 O rock é para todos!

Shirley Manson

A queridinha  a mais amada da galera noventista 



 Garbage sempre estará nos tops, embora a banda não seja "grunge"
tem uma boa pegada. aquele bom rock alternativo de belas melodias, distorções e até músicas dançantes que viaja ao pop rock a eletrônica.

A ruiva manda muito bem numa sincronia perfeita, Shirley Manson é considerada uma musa dos anos 90.  









Kim Gordon



Não menos importante temos Kim Gordon a garota dos Sonic Youth, nada menos ícone ao lado dos Sonic Youth,  Kim mostra personalidade em suas apresentações ao vivo, amiga de Kurt Cobain fez algumas participações no Nirvana, ela também participou da obra fictícia "Last Days" que contava os últimos dias de Kurt.




Esse é o clássico "Bull In The Heather"  Kim ao lado de Kathleen Hanna









Com alguns projetos paralelos e solo Kim convidou sua filha Coco Gordon Moore nesse videoclipe.



" Meninas inventaram o punk rock, não a inglaterra "



Kim Deal


Já faz um bom tempo que Kim Deal não é apenas a baixista dos Pixies. liderando os Breedes ela mostrou todo seu pontecial, que antes não tinha na sua banda anterior. 

Agora assumindo os vocais principais,  a chará de Kim Gordon mostrou que sabe também mandar bem!



Gordon era queridinha de Kurt Cobain, no album "Pod" ele rasgou elogios. Kim  foi referência pra muitas garotas iniciar numa banda de Rock. outro belo album é "Last Splash" que tem o sucesso Cannonball.




Donita Sparks  


Em falar em banda feminina logo vem na mente os L7,  sem dúvidas é a mais badalada
das grrrl, Donita é poderosa e sabe extrair o melhor do rock,  misturando punk/metal, ela é referência para todas as gerações, ao longo dos anos a banda ganhou mais respeito e construiu uma legião de fãs pelo mundo. não mencionar L7 é um crime.

Donita fez trabalhos sociais em pró das mulheres, a líder dos l7 não tem papas nas línguas e fala o que pensa.  

A banda dispensa comentários atitude pura!





Kate Bjeland


Sendo umas das representantes do movimento riot grrl, Kate Bjeland fez sucesso com as Babes In Toyland,  Kate teve grande participação na vida de Courtney Love,  as influências de ambas e estilo são bem parecidos.

A lorinha ( ás vezes ruiva ou cabelos escuros) foi mais tarde associada ao movimento grunge. Bjelland também havia participado de projetos musicais anteriores, com uma banda chamada The Venarays, bem como outra chamada Pagan Babies, que continha Courtney Love na formação.








Courtney Love


A mais amada de todos hahaha sqn! Courtney e sua banda Hole teve grande presença nos anos 90, viúva de Kurt Cobain sempre foi alva de haters e sempre foi muito julgada pelos fãs de Nirvana.
Mas ao mesmo tempo Love tem muitos seguidores fiés você querendo ou não.

Courntey além de frotman do Hole se mostrou excelente atriz, mostrando sim que tem versatilidade e  talento. Essa poderosa canceriana  sempre fala o que pensa,  Love  esteve envolvida em várias polêmicas duante sua vida. mas fora os barracos sua banda serviu de inspiração para muitas garotas querer montar uma banda. ( Brody Doyle é sua fã )

Ou você ama ou a odeia, simplesmente!






Outros nomes importantes:






As mulheres já provaram a muito tempo que sabem  fazer rock. 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário