Lançado oficialmente em 8 de Marcço de 1999, Neon Ballroom foi o terceiro álbum de estúdio dos Silverchair. o disco traz uma sonoridade diferente dos anteriores lançado pela banda "Anthem for the Year 2000" foi o primeiro single.
Daniel Johns descreveu Neon Ballroom como um álbum conceptual, sendo uma espécie de 'diário musical' das vidas dos membros da banda durante o período. Não obstante, seu estilo musical experimental e severo marcou um grande contraste em relação aos álbuns anteriores (Freak Show e Frogstomp), e tamanha mudança na orientação artística do grupo provocou reações variadas dos fãs.
O comercialmente bem-sucedido single Anthem for the Year 2000 foi talvez tão bem recebido por reter muito da energia jovem e rockeira da banda, enquanto os outros singles foram marcados por um distanciamento do estilo até então associado ao Silverchair e assim foram um tanto alienantes. A sonoridade do álbum é mais melancólica e possui um tom depressivo.
Neon Ballrrom também atraiu toda uma nova base de fãs, que apreciavam o trabalho mais denso e experimental como o hit Emotion Sickness e faixas fusion mais desconhecidas como Black Tangled Heart e Dearest Helpless.
O título do álbum foi aparentemente criado como uma tentativa de transmitir seu tema musical de combinar instrumentos e aparelhos novos, eletrônicos e experimentais com instrumentos tradicionais, clássicos ou orquestrais. "Neon", claro, representando o novo, e "Ballroom" o tradicional.
"Spawn Again" essa é mais pesada do album com influência de trash-metal, essa faixa foi uma regravação da trilha sonora de "Spawn" (1997) gravada originalmente como uma colaboração com o artista de hip-hop Vitro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário