sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Soundgarden - 30 anos de "Badmotorfinger"

O álbum "Badmotorfinger" do Soundgarden nasceu no auge da era da MTV, fez 30 anos! duas semanas depois de "Nevermind" do Nirvana. Matt Cameron compara a um "projeto científico estranho"

Nas rádios de rock tocacam canções "Rusty Cage"  "Outshined". que também chamou a atenção para MTV. Na mente do guitarrista Kim Thayil, esse nível de sucesso comercial era normalmente reservado para discos que tinham "as bordas arredondadas" ou estavam de alguma forma "comprometidos".

“Eu acho que o sucesso provavelmente nos focou, e nossos fãs focaram, nas músicas e vídeos individuais”, diz Thayil. 



“Badmotorfinger” se tornaria o álbum de maior sucesso do Soundgarden na época, e também o mais sonoramente aventureiro. (Não há nada "comprometido" em um slugfest trippy de sete minutos chamado "Slaves & Bulldozers".) Além dos singles, "Badmotorfinger" é o domínio da arte-metal, fortemente dosado com as pistas psicodélicas de Thayil.


 Soundgarden era mais um representante da cena grunge e chegava ao terceiro trabalho com “Badmotorfinger“. Um álbum intenso, raivoso e cheio de variações rítmicas que confirmava que eles eram, tecnicamente falando, a melhor banda de Seattle.  




Mesmo que ainda o estouro de “Nevermind” tenha ofuscado outros trabalhos, os clipes da banda ganharam a MTV por conta da sinceridade de Chris Cornell em não se colocar como um líder para as massas. Para ele (e seus companheiros), o palco era apenas um lugar para encontro de fãs e amigos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário