28 anos atrás em 13 de Setembro de 1993 Nirvana lançava seu 3° álbum de estudio In Utero. O álbum foi gravado em apenas 12 dias e surpreendeu os diretores da Geffen, que olharam com desconfiança para o novo trabalho do Nirvana.
No final das gravações de In Utero e seu lançamento, Kurt Cobain sofreu duas overdoses outro fato curioso o álbum teve nome provisório de I Hate Myself And I Want To Die, que também dá nome a uma faixa que ficou de fora de In Utero.
"Heart Shaped Box" é uma dessas músicas. Parece ótima, mas a sua mensagem não é clara.
Courtney Love havia dado a Kurt Cobain uma caixa em formato de coração como presente, supostamente inspirou o título da canção "Heart Shaped Box" Kurt Cobain sobre a música:
"Não tenho muita certeza... Nunca cheguei ao fundo disso, sabe? Alguma idéia sobre o câncer na sociedade, assim como sobre o câncer organicamente falando, mas eu não sei... Quando gravamos o videoclipe e sendo sincero, não estava realmente claro para mim o que Kurt Cobain pessoalmente tinha em mente sobre as letras dessa música. Havia coisas absolutamente pessoais nas letras, talvez para lidar com as drogas ou talvez para lidar com Courtney Love".
A témática de In Utero desde as letras das musicas são carregadas de termos médicos, a arte da do álbum,se referia a fertilidade, sexo, mulher, nascimento, morte…
Os símbolos de In Utero
Na contra-capa polemica, vemos imagens de fetos, tartarugas, orquídeas, carne, vaginas, lírios… A colagem foi feita por Kurt no chão da sala de sua casa. Em uma tarde de domingo, Kurt ligou para o fotografo Charles Peterson, convidando-o para ver o fotografar sua mais nova obra de arte para ser usada em In Utero. Sobrepostos nas bordas da imagem capturada por Peterson estão os vinte e um símbolos.
Estes símbolos re-ilustrados foram retirados do The Woman’S Dictionary Of Symbols And Sacred Objects (Dicionário dos Símbolos e Objetos Sagrados da Mulher), de 1988 escrito por Barbara G. Walker. O livro é um guia para a história e mitologia de símbolos e objetos relacionados com a mulher. Descreve as origens de tais símbolos juntamente com ilustrações dos mesmos. O diferencial do livro de Barbara é seu foco no empoderamento feminino. Muitos dos símbolos ali mostrados não são exatamente desconhecidos. O significado deles quando relacionados à mulher é que se perdeu com o tempo e a cultura machista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário