sábado, 30 de abril de 2022

5 vídeos para recordar Layne Staley



Protagonista de uma das mais dramáticas históricas do rock de Seattle, Layne Staley, vocalista dos Alice in Chains, morreu em abril de 2002. 20 anos depois, recordamos algumas das suas interpretações mais intensas, como o concerto “MTV Unplugged” ou uma pujante atuação no Brasil. E as entrevistas mais marcantes, onde temas como a droga, a morte e a reencarnação não ficavam de fora. 


Vocalista de uma das bandas mais importantes do grunge, os Alice in Chains, e dono de uma voz inimitável, Layne Staley morreu há 20 anos. Foi a 5 de abril de 2002 que o norte-americano foi encontrado sem vida em sua casa, depois de uma longa e tortuosa história de vício em heroína (documentada, por exemplo, nos livros "Mais Pesado do que o Céu", biografia de Kurt Cobain, ou "Sing Backwards Than Weep", as memórias de Mark Lanegan).


20 anos depois da morte de Layne Staley, recordamos cinco vídeos que ajudam a contar o seu trajeto.


1. Ao vivo no MTV Unplugged

A série de concertos acústicos da MTV pode ter ficado mais famosa pelo espetáculo que os Nirvana lá ofereceram, em 1994, mas também os Alice in Chains passaram, de forma memorável, pelos estúdios do canal de música. Veja aqui a sua interpretação de 'Down In a Hole'.


2. Uma entrevista sobre droga, morte e reencarnação

Em 1992, Layne Staley e o baixista Mike Starr respondiam, com a seriedade possível, às perguntas de uma jornalista canadiana sobre droga, morte e reencarnação (spoiler: Staley acreditava poder voltar à vida enquanto animal marinho ou pequeno inseto...).



3. Ao vivo no Brasil em 1993

Em 1993, os Alice in Chains apresentavam-se no festival brasileiro Hollywood Rock, que se realizou tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro. Foi da atuação carioca que saiu este intenso 'Them Bones'




4. Ao vivo no programa de David Letterman, em 1996

Na única passagem dos Alice in Chains pelo programa de David Letterman, os norte-americanos apresentaram 'Again', canção que lhes valeu um Grammy de Melhor Performance Hard Rock, e 'We Die Young'.



5. Layne Staley enquanto "programador musical"

Entre escolhas mais ou menos esperadas, Layne Staley defende os méritos de Rage Against the Machine (revelando que foi Tom Morello que o ensinou a tocar guitarra), Nirvana (referindo que a banda fora "ridicularizada" pela imprensa) e Prince.



expresso.pt









Nenhum comentário:

Postar um comentário