Conhecida como o berço do movimento grunge. Foi aqui que, no final da década de 1980, surgiu esse estilo musical!
Às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle, o grunge é um subgênero do rock alternativo, inspirado no rock punk e no heavy metal.
Seus precursores são os grupos Soundgarden e o Green River, sendo este último considerado o pai do movimento e a partir do qual, depois de sua separação, foram formadas as bandas Mudhoney e Mother Love Bone. Estas sim, verdadeiros ícones originais do novo som de Seattle! ( Não esquecendo que Ben McMillan líder do Skin Yard e Gruntruck tais essas bandas que ele participou tambem serviram de influência para toda uma galera grunge! )
Mas foi no início dos anos 90 de fato que o estilo musical decolou e ficou famoso pelas bandas locais Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains.
Concordo que o som do grunge é em parte resultado do isolamento de Seattle de outras cenas musicais
“Seattle foi um exemplo perfeito de uma cidade secundária com uma cena musical ativa que foi completamente ignorada por uma mídia americana fixada em Los Angeles e Nova York.”
Disse Jonathan Poneman, um dos lideres da Sub Pop.
AS BANDAS DE GARAGEM
O grunge em Seattle nasceu de uma geração jovem cheia de rebeldia!
As músicas falavam das angústias humanas e das questões sociais com altas doses de sarcasmo. As guitarras têm uma influência do metal dos anos 70, mas a inspiração para as letras veio do punk.
A famosa gravadora independente Sub-Pop foi a primeira a acreditar no movimento e manteve as gravações bem originais e cruas, como se fossem sons de garagem mesmo.
Mas depois da ascensão do grunge no cenário mundial as bandas originais assinaram contratos com gravadoras maiores e rebuscaram um pouco mais as gravações, perdendo um pouco da crueza original.
Foi então que o grunge se transformou no produto mais acessível comercialmente e o que estamos mais acostumados a ouvir nas rádios.
fonte: http://visiteseattle.com/grunge-em-seattle/
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sim.. mas quem inventou o "grunge"?
Por: Wender Magno
Oficialmente Green River, é considerado o grande pai do movimento Grunge
Eis uma pergunta antiga, afinal quem inventou o grunge? Facto que a mistura de punk e heavy metal foi sintetizada em meados da década de 80 em seattle mas ainda não tinha um nome definido. O termo grunge originalmente significa, sujeira ou imundície descreve tanto no visual (cabelo desgrenhado,roupas velhas e folgadas) de bandas e fãs quanto o som distorcido das guitarras. Nessa época, ninguém podia imaginar que grupos tão anarquistas e barulhentos pudessem tomar conta do mercado pop mundial mas foi exatamente o que aconteceu a partir de 1991, O grunge se popularizou por causa do Nevermind, segundo album do Nirvana, (Tanta moral que derrubou Michael Jackson do primeiro posto da parada americana,) Nevermind foi um divisor de águas pois abriu espaço para outras bandas underground, como Pearl Jam e Alice in Chains. Mas o grunge começou com o Green River (de 83) e o Soundgardem (84), as primeiras do gênero a gravar para o selo indepedente de Seattle Sub Pop, que viraria sinônimo de grunge. Espalhando pela MTV para todo o planeta, o estilo extrapolou a música para se tornar um fênomeno comportamental, retratado no filme Vida de Solteiro (Singles, 1992) que mencionei aqui no blog. O grunge foi uma verdadeira febre no início dos anos 90, o estilo só começou a cair após o ''suicídio'' de Kurt Cobain, lider do Nirvana, em 94. mas, porém ele continua vivo com o Pearl Jam e Foo Fighters (criado pelo ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl). Além de outros do cenário underground. Green river é oficlamente o pai do grunge, ha outros que podemos considerar ''inventores'' como os primórdios dos Gruntruck, banda formada em 1989 em Seattle, Washington por Ben McMillan e Scott McCullum e seu som era descrito como grunge.
Gruntruck, formação inicial clássica
O Green River Foi uma banda norte-americana, formada em Seattle em 1983, por membros que posteriormente formariam o Mudhoney e o Mother Love Bone e também membros do Pearl Jam, com Mark Arm do Mudhoney no vocal e Jeff Ament do Mother Love Bone no baixo. Em 1985 lançou seu primeiro álbum musical, Come on Down, tendo mais um álbum ao vivo e um outro de gravação em estúdio. A banda é tida como a precursora do grunge, tendo um som de guitarras sujas e um vocal geralmente irônico , sombrio e triste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário