Bleach mostra o Nirvana em sua primeira formação, com Kurt Cobain (guitarra e voz), Krist Novoselic (baixo) e Chad Channing (bateria – Dave Grohl entraria apenas na época de Nevermind [1991]). A atmosfera é crua, áspera com mais influência heavy metal do que no punk, bem diferente de Nevermind.
o interessante que alguns riffs tem a mesma pegada dos Melvins.
Um dos mais importantes grupos de rock dos últimos tempos, o Nirvana, lançou o seu álbum de estreia no dia 15 de junho de 1989. Bleach foi gravado pelo selo independente Sub Pop, em Seattle, Washington, entre os meses de dezembro de 1988 e janeiro do ano seguinte. O vocalista da banda, Kurt Cobain foi o compositor de quase todas as 11 faixas do disco. Ele só não escreveu "Love Buzz", de Robbie van Leeuwen, um cover da banda Shocking Blue. Entre as músicas mais conhecidas do disco estão “About a Girl” e “Blew”.
Mais tarde, durante entrevistas, Kurt Cobain disse que se sentiu pressionado para compor Bleach, pois a gravadora queria algo que se enquadrasse no estilo musical do grunge. Cobain revelou que escreveu boa parte das músicas na noite anterior e algumas no caminho para o estúdio. Para ele, as letras não eram o mais importante. O álbum acabou com um tom negativo e sombrio, e foi bem aceito pela crítica especializada.
As gravações foram financiadas por Jason Everman, que apareceu nos créditos como guitarrista, apesar de não ter tocado nenhuma música. Além de Cobain no vocal e na guitarra, o álbum contou com Jason Everman (guitarra), Krist Novoselic (baixo), Chad Channing (bateria) e Dale Crover (bateria, em apenas três músicas). A foto da capa foi tirada pela ex-namorada de Cobain, Tracy Marander.
Inicialmente, o álbum seria chamado Too Many Humans. Seu nome mudou após Cobain ver um cartaz de prevenção da Aids que informava que os viciados em heroína deveriam "branquear" as suas agulhas antes de usá-las. O slogan era "Bleach Your Works".
Kurt Cobain, Krist Novoselic e Chad Channing era a formação que gravou o disco Bleach | Foto: Divulgação/Sub Pop Records
Em 1988, um single com uma versão da música Love Buzz, da banda holandesa Shocking Blue, era lançado junto com a canção Big Cheese pelo selo Sub Pop, de Seattle, Washington, nos Estados Unidos. Esse era o primeiro registro de estúdio do Nirvana, banda grunge de Aberdeen, Washington, a ser lançado pela gravadora. Mas no ano seguinte, em 15 de junho de 1989, o grupo lançou Bleach, seu primeiro disco completo, com 11 músicas. A versão remasterizada tem 13 canções.
A ideia inicial, quando o Nirvana gravou o Bleach entre dezembro de 1988 e janeiro de 1989, era que a Sub Pop lançasse um EP apenas, que acabou se tornando um disco completo. O baterista do Melvins, Dale Crover, que foi do Nirvana antes de Chad Channing, gravou três músicas do disco antes dessas sessões de dezembro de 1988.
A banda até pensou em regravar as baterias de Floyd the Barber, Paper Cuts e Downer, mas manteve as primeiras gravações com Dale Crover. A música Downer não saiu na primeira prensagem do disco, apenas na edição remasterizada de 1992, quando foram incluídas as canções Downer e Big Cheese, que havia saído no single de 1988.
O guitarrista Jason Everman, que entrou para banda em 1989 e aparece nos créditos de Bleach na segunda guitarra, na verdade gostou do som e arrumou o dinheiro para bancar as gravações que nem sequer participou. Sua participação como integrante da banda foi curta.
Sobre as músicas:
Blew
A canção inteira fala da preparação de armadilhas.
Floyd, The Baber
Uma música que trata de uma cidade pequena que está mal. O título foi tirado de um personagem do The Andy Griffith Show. Todos na cidade tonam-se assassinos em série. A Canção também mostra os temores freudianos da castração.
About a Girl
Tracy Marander que foi namorada de Kurt Cobain até o final dos anos 80 e responsável pela foto da capa de “Bleach”. versos da canção como “Preciso de uma simples amiga, preciso/ Com um ouvido para emprestar, preciso/Acho que você é perfeita para o caso”
School
Uma canção sobre a cena musical de Seattle. As bandas parecem ecoar a convivência no ginásio.
Love Buzz
Cover de uma música gravada pelo grupo holandês Shocking Blue, que teve um hit mundial com "Venus", no final dos anos 60.
Paper Cuts
Parte da letra é baseada na história verdadeira de uma família que Kurt conheceu e que tinha o hábito de prender suas crianças em um aposento de casa.
Negative Creep
Esta música do álbum foi pensada para ser, pelo menos em parte, um piscar de olho aos Mudhoney - a letra "Daddy’s little girl ain’t a girl no more" aproxima-se duma das letras dos seus colegas grungers de Seattle - "Sweet Young Thing Ain’t Sweet No More". Kurt afirmou mais tarde que a música era sobre ele próprio.
Scoff
Esta música fala sobre a relação de Kurt com a sua família, a qual não concordava que ele seguisse o seu sonho da música: “in your eyes, I’m not worth it”. Contudo, isto aparenta ser um mito visto que Cobain pertence a uma grande família de músicos: o seu tio Chuck Fradenburg brilhou numa banda chamada The Beachcombers, a sua tia Mari Earle tocava guitarra e o seu tio-avô Delbert fez carreira como tenor.
Swap Meet
Um dos momentos mais agridoces de Cobain como letrista. (“She loves him more than he will ever know, he loves her more than he will ever show”). “Swap Meet” terá sido inspirada por um casal que ele viu a "remexer" numa coleção de velharias, num flea market, em Aberdeen.
Mr. Moustache
Fala contra esteriótipos da imagem machista. Na escola ele pertencia à equipa de wrestling, mas afirma ter “fingido ser gay, para irritar as pessoas”. Muito apropriadamente o riff principal da música é emprestado de uma banda cujo vocalista distorcia as tradicionais noções de masculinidade: Hello I Love You, dos The Doors.
Sifting
Um discreto protesto contra as figuras autoritárias de religiosos e professores, música final (e mais longa) de “Bleach” é, talvez, a mais mística – Cobain raramente falava sobre a música e nunca revelou o seu significado. A nossa opinião? A canção fala sobre a recusa em crescer, em conseguir um emprego e encaixar-se na sociedade tal como esperado. Como um ato de rebeldia, Kurt canta: “Wet your bed, wouldn't it be fun?”
Big Cheese
Essa canção escrita por Kurt Cobain durante 1989 e foi escrita sobre o presidente da Sub Pop, a 12ª faixa do Bleach e do B-Side para o single Love Buzz.
Ótima resenha
ResponderExcluirÓtima resenha
ResponderExcluir