sexta-feira, 7 de julho de 2017

Mia Zapata † R.I.P


Poucos ainda a conhecem a banda The Gits e sua frontwoman, a vocalista Mia Zapata. diferentemente dos seus conpatriotas famosos de Seattle, Mia não se suicidou-se e não morreu de overdose mas aos 27 anos!
Mia Zapata era vocalista de uma das bandas mais influentes da cena musical punk de Seattle na década de 90, The Gits. Tal prestígio que,  bandas como Nirvana, Pearl Jam e Heart compareciam aos shows dos Gits. Mas no dia 7 de julho de 1993 sua história teve um fim mais trágico, Mia foi assaltada, violentada sexualmente e estrangulada até a morte por um um resto de aborto, um lixo que nem merece ser chamado de homem. Se a carreira de Mia Zapata não tivesse sido
encerrada nessa época, hoje poderiamos estar contado sobre sua banda ou carreira solo. Infelizmente, no dia 07/07/93 aconteceu e isso precisa ser lembrado!

Mia esteve à frente dos Gits desde 1986, (Punk rock/grunge) se juntaram em Ohio, mas foi em Seattle que sua banda obteve maior sucesso e la se mudaram em 1989, na época que o cenário da música alternativa americana tomou conhecimento deles: um som selvagem, original, genuíno, cheio de energia e raiva, mas sem parecer “mimimi” de adolescente: Mia realmente passava, através do microfone, um incômodo com as coisas como estão e vontade de muda-las. Em suma: se você gosta de Nirvana, é porque nunca ouviu The Gits. Dogmas mudarão em sua mente depois de um álbum deles!

Somente dez anos depois a polícia descobriu que o assassino era Jesus Mezquia, que já havia cumprido pena por agredir mulheres. Ele foi condenado a 37 anos de prisão.
Aconteceu após ela sair do Comet Tavern, Mia visitou um amigo que morava perto do clube de rock (a última pessoa que a viu com vida) e tomou seu rumo a caminho de casa.
Mia caminhava pela rua ouvindo seu walkman e, provavelmente por isso, não ouviu o seu agressor se aproximando. O corpo foi encontrado, com sinais de espancamento e estupro, no cruzamento da 24th Avenue South com a South Washington Street por volta das 3h. Ela tinha 27 anos.


Indignados com a falta de atenção da polícia, as bandas da cena rock de Seattle – as já famosas Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden e outras – e mesmo artistas de fora da cidade que eram fãs dos Gits se mobilizaram juntando recursos financeiros com shows beneficentes e outras ações para contratar um detetive particular a fim de descobrir quem é o assassino de Zapata.

A ação mais famosa foi o lançamento do álbum Evil Stig (ao ler de trás pra frente, você percebe “Gits Live”), que marca a união de Joan Jett com os membros remanescentes do The Gits, compondo juntos músicas que têm a mesma “pegada” dos álbuns com Mia. Todo o lucro obtido com o álbum foi transferido para o fundo dedicado a pagar o detetive particular que desvendaria o caso.

Após uma investigação que levou cinco anos, o detetive particular Leigh Hearon chegou até o pescador Jesus Mezquia, que estava no Comet Tavern no mesmo dia que Mia e teria a seguido naquela noite. Mezquia foi julgado e condenado a 36 anos de prisão.






Mia Zapata † R.I.P, Louisville ♥ Mia Katherine Zapata ♥ 25/08/65 - 07/07/93 † Rest in peace †





Nenhum comentário:

Postar um comentário