domingo, 31 de dezembro de 2017

Sonic Youth: "estou otimista a respeito do futuro".


O guitarrista do SONIC YOUTH, Lee Ranaldo, deu uma entrevista para o site Spinner e falou um pouco sobre a sua banda - em hiato desde 2011, sendo que o último show foi aqui no Brasil, no SWU Festival em São Paulo.

Segue logo abaixo alguns dos principais pontos dessa entrevista:

Jornalista: Por que você sempre foi o que menos cantava dos 03 vocalistas do SONIC YOUTH?

Lee Ranaldo: Eu não sei, isso meio que sempre foi ao acaso... Acho que no começo Thurston e Kim (guitarrista e baixista) eram os vocalistas dominantes da banda e apesar de eu ter cantado também em outros grupos anteriores ao SONIC YOUTH, sempre diferi deles em muitos termos em relação a quem estava cantando a maioria das músicas. Em algum momento o conceito inicial da banda foi de Thurston e eu realmente apenas me distanciei dos 02 como cantores mais potentes de alguma forma..., ou apenas mais dominantes.

Jornalista: Como foi fazer a última turnê da banda em 2011 pela América do Sul, sendo que Kim e Thurston haviam se separados durante essa turnê? Como isso afetou a continuidade dessa turnê final? Era algo que já ocorria há tempos ou foi uma surpresa para você?

Ranaldo: Bem, não foi tão repentina para mim como foi em termos de imprensa. Na verdade, a turnê foi muito boa e esta situação realmente não afetou tanto assim as coisas na banda. Foi uma turnê ótima no geral, quero dizer, teve um pouco de cuidado e algumas situações diferentes com as viagens, você sabe, porque eles não estavam mais dividindo o mesmo quarto de hotel e qualquer coisa do tipo... Eu diria que, no geral, os shows foram muito bons. Isso meio que transparece o que acontecerá no futuro a partir de agora, porque certamente aqueles foram os últimos shows do SONIC YOUTH por um bom tempo e vamos deixar as coisas desse jeito, sem forçar ou apressar ninguém só para ver o que o futuro nos aguarda...

Jornalista: Você está otimista a respeito do futuro da banda?

Ranaldo: Eu estou otimista a respeito do futuro, não importa o que aconteça. Quero dizer, todo grupo traça o seu rumo, certo? Estivemos juntos por muito mais tempo do que qualquer um de nós jamais esperaria e a maior parte disso foi um passeio incrivelmente prazeroso. Ainda há muita coisa que continuaremos a fazer, há toneladas e toneladas de projetos arquivados e coisas que ainda estão rolando, então há muitas formas em que estamos presos uns aos outros para o futuro, seja musicalmente ou em outras maneiras. Eu apenas estou feliz agora em deixar o futuro tomar o seu rumo e sinto que estou agradecido por ter feito parte do SONIC YOUTH por 30 anos.

Confira o vídeo clipe da música "Sunday", lançada no 10º álbum de estúdio do SONIC YOUTH, "A Thousand Leaves" (1998):


                                                                    whiplash.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário