terça-feira, 31 de agosto de 2021

Kurt Cobain: por que ele se sentia ofendido por bandas como Pearl Jam e Alice in Chains


Personalidade mais conhecida do grunge, o vocalista e guitarrista Kurt Cobain, do Nirvana, não era um grande admirador de Pearl Jam e Alice in Chains, duas bandas também famosas do movimento. O músico, falecido em 1994, sentia-se incomodado com as comparações feitas entre os grupos e até ofendido pelas sonoridades dos colegas.

Em entrevista à Flipside, em 1992, resgatada recentemente pelo site Far Out Magazine, Cobain opinou que bandas como Pearl Jam e Alice in Chains são apenas "fantoches corporativos" das gravadoras. O motivo? Ambos os grupos foram citados como exemplos de projetos musicais que faziam parte do hard rock / glam metal da década de 1980 e fizeram a transição para o grunge, segundo ele, como uma "tentativa de entrar para o movimento alternativo".


O assunto foi abordado na entrevista quando Kurt explicou por que o Nirvana recusou uma oportunidade de fazer uma turnê conjunta com o Guns N' Roses. O vocalista Axl Rose era um grande fã do trabalho de Cobain e ficou incomodado quando recebeu a negativa por parte do colega de profissão.


"Certo, nós rejeitamos o Guns N' Roses. Aquilo seria uma grande perda de tempo", pontuou, inicialmente. Em seguida, o frontman do Nirvana fez uma conexão entre bandas como o Guns, que representavam o hard rock / glam metal da década de 1980, e Pearl Jam e Alice in Chains, que, segundo ele, pertenciam a esse movimento antes do crescimento do grunge.

"Não posso falar do Soundgarden, pois os conheço pessoalmente e gosto muito deles, mas tenho sentimentos muito fortes com relação ao Pearl Jam, ao Alice in Chains e a bandas assim. Obviamente, (essas bandas) são só fantoches corporativos que estão tentando entrar para o movimento alternativo - e nós estamos sendo agrupados nessa mesma categoria", afirmou.




Na visão de Kurt Cobain, bandas como Pearl Jam e Alice in Chains "estiveram na cena do rock de spray de cabelo / cock-rock (trocadilho em referência às letras consideradas machistas dessas bandas) por anos". "De repente, eles param de lavar o cabelo e começam a usar camisas de flanela. Não faz sentido para mim. Há bandas saindo de Los Angeles para morar em Seattle e falando que moraram em Seattle a vida toda para conseguir contratos com gravadoras. Isso me ofende", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário