terça-feira, 31 de agosto de 2021

Alice in Chains: a curiosa razão pela qual eles não queriam fazer o "MTV Unplugged"

No dia 10 de abril de 1996, o Alice in Chains fez um show histórico na Brooklyn Academy of Music, nos Estados Unidos, como parte da série "MTV Unplugged". Como pede o quadro, a banda dispensou o peso das guitarras para apostar na sutileza dos violões.


A apresentação seria, infelizmente, uma das últimas com Layne Staley. O vocalista faleceu em 2002, aos 34 anos - e a partir de 1996, tornou-se muito recluso, devido ao vício em drogas.


Embora tenha feito um dos shows mais aclamados da história "MTV Unplugged", o Alice in Chains quase recusou a oferta para se apresentarem no quadro. O motivo, curiosamente, não tem a ver com a saúde de Staley, que já se deteriorava naquela época.



Em entrevista à Kerrang!, o guitarrista Jerry Cantrell contou que ele e seus colegas achavam que o formato de show acústico da MTV já estava desgastado. Especialmente na cena grunge, quase todas as bandas conhecidas chegaram a se apresentar em modo "desplugado" para a emissora, como Nirvana, Pearl Jam e Stone Temple Pilots.

"Nós pensávamos: 'Com todo o respeito, mas isso já não foi feito por todo mundo? Não precisamos disso'", relembrou o músico, cuja banda também não subia a um palco, naquela ocasião, há 2 anos e meio.


Ele contou que, na verdade, o Alice in Chains chegou a recusar as primeiras ofertas feitas pela MTV. "Um bom punhado de vezes", em suas palavras. Em dado momento, os caras acabaram reconsiderando e toparam fazer o show.

O formato acústico caía bem para a banda e todos sabiam disso. Os EPs "Sap" (1992) e "Jar of Flies" (1994), onde trocam guitarras por violões, atestavam essa proficiência pelos instrumentos desplugados.



Apesar disso, Cantrell também sabia que fazer um show para o "MTV Unplugged" não seria nada fácil. "Não há rede de segurança (em um show acústico), então, é bom que suas músicas sejam muito boas. Ao 'ferver' a canção, você tem acesso ao coração dela, sem todos os sinos e assobios. Se ainda soa bem, você fez um bom trabalho", declarou.

A gravação do show rendeu um álbum e um vídeo ao vivo, também intitulados "MTV Unplugged". "As pessoas dizem que esse é o disco favorito delas do Alice in Chains - e isso é legal! Cada disco que faço é o favorito de alguém. Há grupos de fãs que preferem o material mais pesado, mas há quem prefira nossa parte mais acústica", concluiu Jerry Cantrell.



Fonte: whiplash.net












Nenhum comentário:

Postar um comentário