sábado, 28 de agosto de 2021

Pearl Jam - 5 músicas do álbum "Ten"


Já se completou 30 anos! dia 27 de agosto de 1991, a banda Pearl Jam apresentava-se ao mundo com o icônico e memorável Ten, um dos discos mais importantes da época. O álbum de estreia do grupo liderado por Eddie Vedder é uma referência do rock até os dias atuais. 


O Pearl Jam, um dos artistas com maior consciência social da era do grunge, trouxe um disco intenso, repleto de construções densas e temas igualmente complexos como depressão, abandono, falta de moradia e suicídio. 


A história do disco começou em 1990, quando o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard saíram da banda Mother Love Bone e se uniram ao vocalista Eddie Vedder. O trio convidou o guitarrista Mike McCready e o baterista Dave Krusen para formar o Pearl Jam, e no ano seguinte, o grupo entregou ao mundo um dos trabalhos mais icônicos da época.


É fato que o álbum marca, inclusive, um dos maiores momentos da história da banda. Dentre os principais nomes do grunge, o grupo foi importante para expandir o rock alternativo. Ten foi essencial para a popularização do gênero no mainstream - e é até hoje visto como um dos melhores trabalhos do meio.


Para celebrar os 30 anos deste grandioso álbum do Pearl Jam, listamos as cinco melhores músicas do Ten. Confira:


Alive

Um dos hits mais conhecidos do Pearl Jam, "Alive" faz jus ao sucesso. A canção é um trabalho certeiro da banda, e conta com um refrão memorável, feito para puxar todo o ar do pulmão e gritar junto: "I'm still alive" ("Eu continuo estou vivo", em tradução livre).



Black

Embora não tenha sido lançado como single, "Black" é um dos grandes sucessos de Ten - e é totalmente compreensível. A performance vocal de Eddie Vedder na canção é de tirar o fôlego em uma melodia igualmente arrepiante, que somada à letra, é carregada de sentimentos.




Jeremy

Inspirada na história de Jeremy Wade Delle, um garoto que atirou em si mesmo na frente de seus colegas em 8 de janeiro de 1991, "Jeremy" traz a letra mais poderosa de Vedder, uma composição complexa e extremamente bem-construída. A lírica da faixa mostra a potência do vocalista enquanto letrista. A canção é um destaque de toda a discografia do Pearl Jam.



Even Flow

Hit memorável e uma das canções mais marcantes do Pearl Jam, "Even Flow" é um rock potente com um riff de guitarra frenético e fascinante. Enquanto a banda canta sobre a falta de moradia, a construção instrumental da faixa se desenvolve de modo deslumbrante. 



Once

O instrumental de "Once" é um espetáculo sonoro construído em riffs potentes e intensos. A faixa, que conta com um desempenho vocal de Eddie Vedder, mais uma vez, fantástico, é uma abertura incrível para Ten.







ARTE DA CAPA

Os membros do Pearl Jam na época da gravação do álbum Ten, fizeram uma pose em pé na frente de uma madeira de nome “Pearl Jam”. O conceito original era realmente juntar o grupo numa espécie de ‘ todos-por-um’.

Jeff Ament (baixista da banda) aparece nos créditos como diretor artístico e de desenho do álbum, Lance Mercer recebe crédito pela fotografia e tanto Lisa Sparagano e Risa Zaitschek são creditadas pelo design.

Ament declarou: “Havia algumas cabeças com o departamento de arte da Sony no momento. A versão de que toda a gente veio a conhecer como a capa do álbum Ten era rosa e ela foi originalmente destinada a ser mais de uma cor bordeaux e a foto da banda devia ser em branco e preto”.



FONTE: rollingstone.uol.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário