domingo, 29 de agosto de 2021

Pearl Jam: Stone Gossard e Jeff Ament relembram 'Ten'


Para Stone Gossard do Pearl Jam, que lançou seu álbum de estreia icônico "Ten" 30 anos atrás, 27 de agosto, aniversários como este significam outra coisa.

“Eles significam algo para mim no sentido de que alguém diz, 'Uau,' Ten 'saiu há 30 anos', e você pensa, 'Isso é tão [palavrão] terrível'”, diz Gossard, rindo. “Eu não posso acreditar que são 30 anos! Basicamente, isso faz você pensar, 'Uau, eu estou tão velho que é inacreditável.'

"Mas você sabe, faz cócegas em você pensar, 'Oh meu Deus, isso é loucura'", continua o guitarrista. "Este álbum, eu me lembro como se fosse ontem. Estar lá e fazer oito tomadas de 'Even Flow' e tentar acertar, e ficar estressado com isso, pensando que nunca vai ser bom o suficiente."


Claro, era "bom o suficiente". Boa o suficiente para conter espaço em cada carteira de CD fabricada entre 1991 e 1998 (pergunte a seus pais sobre Discmans, crianças). Bom o suficiente para ajudar o consórcio de diabos do rock de Seattle, lançando amálgamas absurdas de punk, metal e rock dos anos 70, a travar uma aquisição acidental da cultura pop.



As raízes metálicas do Soundgarden e do Alice in Chains mostraram-se mais fortemente e o Nirvana usou suas influências punk nas mangas puídas das camisetas, no espectro grunge, Pearl Jam e "Ten" comparativamente mais inclinados para as qualidades hinos do rock dos anos 70. O álbum, que Gossard sente "verdadeiramente impulsionado" pelas letras e vocais, representou a união de sua parceria musical existente com o baixista Jeff Ament, o trabalho de guitarra escaldante de Mike McCready e um surfista de San Diego com uma voz distinta e, eventualmente, onipresente o suficiente para incorrer na honra de uma paródia "SNL".

"Isso é infinitamente fascinante para mim, como as pessoas trabalham juntas e como ... sua voz artística, como ela se mistura com a de outra pessoa e como é a vibração quando estão todos juntos", diz Gossard. “Porque é difícil de ouvir. E quando você faz parte disso, você pode ficar um pouco cego para isso, ou apenas ouvir suas próprias [partes] ou se fixar em pequenos detalhes e não ver o quadro geral.


"Mas claramente esse álbum teve um impacto. E eu acho que agora é um álbum interessante. É uma estranha combinação de diferentes estilos e influências que se juntam com algumas canções e palavras realmente incríveis que realmente lhe deram vida, deram-lhe uma verdadeira personalidade."


Esses estilos diferentes se fundiram durante um mês no London Bridge Studio da Shoreline, "estúdio de bairro que parecia fantástico", como Ament se lembra. Graças em grande parte a ser o estúdio onde "Ten" e o álbum do supergrupo Temple of the Dog foram gravados, a lenda do santuário de rock suburbano cresceu o suficiente para receber uma entrada de $ 55 para a turnê.


“O fato de termos feito aqueles discos lá em cima parecia uma extensão natural de tudo o que fazíamos em Seattle há anos”, diz Ament. "Tenho ótimas lembranças - tipo, ótimas lembranças - e felizmente tirei fotos, então ainda tenho fotos para ver e isso me leva de volta a jantar ou jogar basquete. Dá pra ver isso estávamos nos divertindo. "


Àquela altura, Ament e Gossard, companheiros de banda desde seus dias com a banda grunge de primeira onda, Green River, já haviam experimentado a próxima grande agitação. Depois que sua banda anterior, Mother Love Bone, se dissolveu quando o vocalista Andy Wood morreu em 1990, poucos dias antes do lançamento de sua estréia em uma grande gravadora, os dois se reagruparam com McCready, o baterista Dave Krusen e o frontman Eddie Vedder, formando a banda que se tornou Pearl Jam.



“Acho que não conversamos sobre isso”, diz Ament sobre as “Dez” sessões, “mas me senti muito sortudo por estar em uma banda de novo e fazer boa música. E por ter um contrato com uma gravadora. [Risos]. , todo o trabalho que fizemos até a morte de Andy, meio que parecia, pelo menos do meu ponto de vista, que uma oportunidade que você tem na vida se foi. Então, eu apenas me lembro de me sentir super sortudo. "


Olhando para trás, para o making of de "Ten" e a resposta dos fãs, Gossard traz suas próprias lições de vida, que admite que gosta da sequência da banda, "Vs".


“Você nunca sabe que o que está fazendo agora pode acabar sendo algo que as pessoas realmente gostam, mesmo que você não esteja totalmente satisfeito com isso”, diz ele. "Ou mesmo que você pense em algo pequeno, pode ser algo que realmente toque as pessoas."




Nenhum comentário:

Postar um comentário