Lançado em 9 de Fevereiro de 1993 "Where You Been" do Dinosaur Jr é um classico que é lembrado como um dos trabalhos mais famosos do grupo liderado por J Mascis. acabou se tornando um importante símbolo para uma geração que cresceu na década de 1990 escutando Rock Alternativo e andando de skate.
O álbum trata-se do primeiro impulso comercial da banda, que havia assinado com uma grande gravadora e parecia predestinada a ocupar o mesmo patamar de projetos como Nirvana, Pixies ou Sonic Youth. Não quis o destino que J Mascis abdicasse de sua personalidade introvertida para se tornar um rockstar, capaz de lotar estádios de futebol. No entanto, Dinosaur Jr. foi capaz de representar um outro tipo de valor cultural. Herdeiro da filosofia Do It Yourself do Punk, o Indie Rock norte-americano passou por um momento muito especial quando conseguiu consolidar uma visão de música que escapava da lógica dos rádios e do sucesso na MTV.
Músicas esquematicamente simples, feita por amigos que se reuniam na garagem e rodavam o país em uma van foi um projeto acidental que deu certo e, em certa medida, da qual a indústria musical nunca mais se recuperou.
O disco foi um grande sucesso comercial do grupo. No entanto, não representou uma grande ruptura com o som estridente que tornou o power trio famoso. Foi o último disco com o baterista, Murph, até a reunião total da banda com o baixista Lou Barlow em 2005, outro que já havia abandonado o barco após o disco Bug de 1988. Após Where You Been, Dinosaur Jr. se tornaria quase como um projeto pessoal do seu líder, J Mascis.
No álbum, temos diversos elementos que tornaram o som do grupo realmente único. A voz característica de Mascis, melódica e imutável ao longo de sua carreira, misturada a solos e riffs de guitarra que são, acima de tudo, precisos e barulhentos. Out There, a faixa de abertura, se tornou um dos grandes clássicos do grupo, um hino para uma geração e servindo inclusive de trilha sonora para um programa de TV da MTV no mesmo período.
Um dos discos mais famosos de um dos símbolos do Rock Alternativo, Where You Been se mostra um item essencial na discografia do Dinosaur Jr. e um excelente ponto de partida para quem quer se aprofundar na banda.
Where You Been é marcado por uma angústia que se traduz no som. As letras de J. Mascis tem um “quê” de nostalgia adolescente: falam de maneira genérica, um tanto quanto críptica, e quase tímida a respeito de si mesmo. O fantasma dos relacionamentos assombra o teor das palavras, mas nunca assume uma forma definida. Seja falando de complicações amorosas ou familiares, o que importa é uma válvula de escape dos espectros interiores para o mundo real. Em Dinosaur Jr. asfalto, skate e suor, marcam um estilo de vida muito definido por uma época e uma geografia. É essa a América de J. Mascis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário