sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Mark Arm: “Acho que nunca levamos nada a sério, incluindo a vida!”

O vocalista dos Mudhoney, reflete sobre seu sucesso inicial, e  ascensão do grunge. Não é incomum encontrar um músico nas dependências de sua gravadora. O que é um pouco mais raro é conversar com eles durante um dia de trabalho no armazém da gravadora. o site Kerrang conhece bem Mark Arm, em uma pausa para o almoço do trabalho que ele manteve nos últimos 15 anos como gerente de armazém da Sub Pop. É uma situação que reflete sua natureza realista do homem e sua banda. 



Mesmo em uma cena que parecia uma reação à natureza corporativa do rock dos anos 80, o Mudhoney foi o menos estrelado dos principais impulsionadores do grunge. Mark estava no marco zero do gênero quando tocou em Green River com o parceiro musical de longa data Steve Turner, o baterista Alex Vincent e a futura dupla de Pearl Jam, Jeff Ament e Stone Gossard. Quando a banda implodiu, Mark e Steve recrutaram o baterista Dan Peters e o ex-baixista do Melvins Matt Lukin para formar o Mudhoney. Assinados com a Sub Pop - o selo que definiria a cena de Seattle no final dos anos 80 e início dos anos 90 - eles se tornaram os primeiros grandes sucessos do grunge, chegando a trazer o Nirvana para o Reino Unido pela primeira vez como sua banda de apoio. Três anos antes de Smells Like Teen Spirit, o single de estreia do Mudhoney, Touch Me I’m Sick, foi o primeiro hino do grunge; passaria a ser coberto por Sonic Youth e, absurdamente, por Take That’s Mark Owen.



À medida que os anos 90 avançaram e o som de Seattle tendia para vibrações mais pesadas e angústia lírica, o Mudhoney continuou a tocar música inspirada mais pela psicodelia, punk e rock de garagem dos anos 60 do que metal. Apesar de passar a maior parte da década em uma grande gravadora, eles optaram por não competir com seus pares. Mas o século 21 os encontrou de volta à Sub Pop e entregando uma série de álbuns que irradiam uma atitude renovada. E por voar sob o radar, eles sobreviveram três décadas com apenas uma mudança de formação e nenhuma morte, um estado de coisas tragicamente raro entre seus contemporâneos.

Segue o trecho da entrevista na Kerrang:


Como foi sua infância?

“Foi a típica educação suburbana dos EUA que você teve nos anos 70, exceto que meus pais eram provavelmente duas gerações mais velhos do que outros pais na época. E havia uma diferença cultural com minha mãe, que cresceu como uma Juventude Hitlerista [membro] durante a Segunda Guerra Mundial. Quer dizer, se você estava crescendo como uma criança na Alemanha nos anos 30, era isso que você tinha que fazer. Ela era fã de música clássica e achava que qualquer outra música era uma porcaria. E isso incluía clássicos modernos - como se ela achasse que Stravinsky era uma merda, simplesmente nojento (risos). ”


O que primeiro mudou você para a música?


“Apenas a ideia do rock'n'roll. Parecia fascinante antes mesmo de eu saber ou entender o que era. Lembro-me de cantar [The Beatles ’]‘ She love you, yeah, yeah, yeah ’, sem nunca ter ouvido a música, apenas tendo ouvido de outras crianças. Música pop não era permitida em casa, então eu fugia para o Volkswagen e ouvia o rádio Top 40 quando era criança. E eu sempre ficava mais animado com as músicas mais altas e pesadas. ”


Mudhoney em 1989

Então, provavelmente em algum momento você se deparou com o punk rock ...

“Eu me lembro de assistir a um programa de TV que mostrava esses britânicos de aparência estranha com alfinetes de segurança no rosto. Ele falava sobre a aparência deles e as coisas desagradáveis ​​que faziam, e no final eles mostraram uma banda, que eu mais tarde percebi que era The Damned porque [o vocalista] Dave Vanian é muito memorável. Lembro-me de ouvir aquilo e pensar: 'Essa música não é tão ruim assim!' Mas antes de a banda tocar, eu pensava: 'Cara, espero que essa merda não venha para os Estados Unidos, essa merda é esquisita ! '”


Pearl Jam em um concerto em Seattle No, Mookie Blaylock at the Off Ramp

Como era a cena do clube em Seattle, no início dos anos 80?

“Para o Sr. Epp, não havia clubes, eram todos salões alugados. Você se reunia com outras bandas e fazia, tipo, um depósito de $ 150, e esperava que os punks que foram ao show não destruíssem os banheiros ou roubassem carne do freezer, o que aconteceu. E, claro, sempre perdemos nossos depósitos de danos. ”


Olhando para trás, é fácil olhar para trás e ver que o Green River foi uma das primeiras bandas a tocar esse novo som, mas na época parecia que você estava liderando um novo som?
“Não. Com Green River, eu senti como se estivéssemos fazendo o que muitas bandas faziam por volta de 1984, especialmente bandas que tinham raízes no hardcore, que era tentar descobrir o que fazer a seguir. E isso ia desde The Replacements, que eram basicamente uma banda de rock'n'roll puro, até os Butthole Surfers. Sentimos uma afinidade com ambas as bandas. Foi uma época incrível no rock americano. Foi completamente subterrâneo. Ninguém deu a mínima, o que eu acho que é algo que permitiu que florescessem. Foi estranho quando, alguns anos depois, ambas as bandas estavam em grandes gravadoras. ”

É verdade que quando Green River apoiou a Public Image Ltd em Seattle, você destruiu o camarim deles?
“(Relutantemente) Sim. (risos) ”




Quando o grunge se tornou uma coisa, as bandas de hair metal alegaram que o Nirvana, vocês e os outros arruinaram suas carreiras. Como você se sentiu sobre isso?
“(Risos por algum tempo) Bem, o Mudhoney não tirou ninguém das paradas. Eles estavam todos seguros. Mas foi uma boa hora. Muitas dessas coisas eram merdas fracas. Isso não afetou as bandas mais pesadas como Metallica - The Black Album foi lançado e era enorme. Eram apenas as faixas de cabelo de poodle. E o Guns N ’Roses ainda era enorme. De certa forma, eles foram a etapa entre o Poison e o Nirvana. Eles tinham uma abordagem mais corajosa, mas ainda tinham um pouco da arrogância de Hollywood, e acho que abriu o caminho para uma banda como o Nirvana ser ouvida com ouvidos abertos por um grande segmento da população do rádio. ”

Quando o grunge ficou tão grande que você estava na trilha sonora do filme Singles de 1992 cantando, ‘Está tudo acabado e pronto’. É assim que você se sentiu?
“Mesmo em 1989, quando viemos para o Reino Unido pela primeira vez, achávamos que o hype sobre Seattle era excessivo. Você poderia colocar as palavras ‘Seattle’ ou ‘Sub Pop’ em um pôster e isso atrairia as pessoas e faria a diferença. Isso provavelmente significa que algumas bandas realmente boas que não eram da cidade ou daquela cena caíram por terra. Mas acho que isso é marketing. ”



No final dos anos 90, você deixou a Reprise Records e Matt deixou a banda. Parecia que as coisas estavam diminuindo para o Mudhoney naquele ponto?

“De certa forma, sim. Nós nem mesmo fizemos uma turnê europeia do [álbum de 1998] Tomorrow Hit Today. Fizemos um show no The Garage em Londres e não havia imprensa nem nada, e foi naquela época em que o rock'n'roll estava aparentemente morto, pela bilionésima vez. E eu pude ver como as pessoas podem querer virar as costas ao grunge, porque foi uma reviravolta deprimente que levou à morte de Kurt Cobain e, posteriormente, à morte de Layne Staley [Alice In Chains]. Tipo, ‘se este é o resultado final, não quero participar disso’. Felizmente, não acho que nunca levamos nada tão a sério, incluindo a própria vida. Tipo, se você olhar as letras do Alice In Chains, muitas delas são na verdade sobre ser um viciado em drogas. Tipo, ‘Foda-se, cara, é quase como se você estivesse disposto a ser isso’. Tipo, ‘Isso é tudo que há na sua vida? Isso é muito triste. 'Quer dizer, eu tinha algumas músicas que aludiam a isso também, mas não era algo que eu sempre quis ser uma coisa consumidora e definidora em minha vida.


“De qualquer forma, tocamos no The Garage em Londres e parecia haver muito pouco interesse. O estranho é que foi o primeiro show em que vimos os mini-Cobain: crianças que se vestiam como Kurt Cobain, com macacões parecidos e o mesmo corte de cabelo. Acho que isso se dissipou agora, mas por anos sempre houve alguns Cobains tristes na plateia - pessoas que pensavam que tudo sobre ele era que, (adota um tom pessimista) 'Ele era um cara deprimido, e o ensino médio é difícil para eu. 'Mas, honestamente, na maioria das vezes, quando eu saía com Kurt, ele era um cara muito engraçado e não apenas alguém que ficava deprimido. ”



FONTE: kerrang.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário