domingo, 30 de abril de 2017

Candlebox




"Caixa de velas"  Candlebox é uma banda de post-grunge de Seattle, Formada em dezembro de 1991, antes a banda se chamava Uncle Duke; mas o nome foi alterado em tributo a uma música da banda Midnight Oil. A banda é uma das poucas citadas do movimento grunge, por ter um estilo mais peculiar, com forte influencias ao Heavy Metal pesado.
Em seu primeiro disco, conheceu o topo para logo em seguida sumir das paradas de sucesso. Uma banda fortemente atacada pela crítica, o Candlebox apareceu em meio a explosão do grunge e conquistou seu próprio espaço com sua música fortemente influenciada por Led Zeppelin e o rock 'n' roll dos anos 70, mas que era bem parecido com o som de bandas como Pearl Jam, Soundgarden e Alice In Chains. Depois, com a queda na popularidade e freqüentes trocas na formação, o grupo decretou seu final em junho de 2000.                               


O Candlebox foi formado em Maio de 1991 quando Kevin Martin (vocal) e Scott Mercado (bateria) resolveram formar sua própria banda junto com o baixista Perry Alferness. Eles ficaram sem um guitarrista até que um amirgo sugeriu Peter Klett. As coisas andaram rápido, Peter trouxe a base para "Pull Away", "Change", e "Don't You", que viriam a ser as primeiras composições da banda. Nos ensaios seguintes, o baixista Perry é dispensado e Peter passa a ensaiar com mais freqüência até entrar definitamente na banda em Novembro de 1991. No mês seguinte, a banda consegue um baixista definitivo, Bardi Martin, que havia estudado no mesmo colégio que o vocalista Kevin. Bardi ensaiou algumas vezes e construiu a linha de baixo de "You" e "Far Behind". Naquela época, a banda ainda não tinha um nome definitivo. Na procura de um nome, eles chegam até uma música da banda Midnight Oil, chamada "Tin Legs and Tin Mines", que tinha um trecho da letra que dizia "boxed in like candles", com um pequeno jogo de palavras, estava decidido o nome da banda seria Candlebox.





De início, o Candlebox teve alguma dificuldade para conseguir destaque na concorrida cena de Seattle. Os espaços para tocar em clubes eram muito disputados. A banda e seu primeiro empresário, Chris Banks, venderam alguns pertences pessoais para conseguir o dinheiro para gravar a primeira demo em estúdio, na intenção de ganhar mais divulgação a partir daquela gravação. Os resultados foram bastante positivos, e logo em seguida a banda passou a fazer shows com freqüência. Em pouco tempo, todas as cópias disponíveis da fita demo haviam sido vendidas nas lojas locais e algumas cópias chamaram a atenção de representantes de gravadoras, que passaram a assediar a banda.

Essa disputa das gravadoras pelo Candlebox foi muito positiva para a banda, que via aumentar as chances de ganhar exposição, mas por outro lado, gerava crítica de alguns setores de que o Candlebox estaria tentando "pegar carona" no grunge, ao seguir o estilo em busca do sucesso. No entanto, seus integrantes sempre afirmaram em entrevistas que não se consideram uma banda grunge. Todos os membros do Candlebox são da região de Seattle, contrariando informações que circularam na imprensa de que a banda teria sido formada em Los Angeles e se mudado para Seattle.



Nenhum comentário:

Postar um comentário