sexta-feira, 28 de abril de 2017

Pearl Jam: Geléia De Pérolas


Provavelmente  a origem do nome Pearl Jam tem a ver com uma geléia (jam em inglês) feita pela avó de Eddie Vedder (chamada Pearl) cuja composição incluia um alucinógeno indígena, cuja composição incluía peyote.  Outras versões informam que Pearl Jam seria uma gíria de significado semelhante a "colar de esperma" esporra,  Eles quase se chamaram de “Mookie Blaylock” em homenagem a um jogador de basquete. Juntando o nome literalmente é "Geléia de pérolas"  sugerido por Vedder, que, numa brincadeira, disse ser uma homenagem a uma suposta geléia com poderes alucinógenos  que sua avó (chamada Pearl) fazia. 
 A banda foi formada no ano de 1990 em Seattle, Washington. Desde sua origem, sua formação incluiu Eddie Vedder (vocais, guitarra rítmica), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra rítmica) e Mike McCready (guitarra solo), passando por mudanças na bateria, sendo Matt Cameron, que também compõe o Soundgarden,[2] o atual baterista da banda.

 O Pearl Jam nasceu do Green River mas foi formado após a dissolução da banda Mother Love Bone,(anterior de Ament e Gossard), Stone Gossard e Jeff Ament ja foram membros dos Green River,  considerada uma das pioneiras do movimento grunge.
                                                                         
Depois da morte de Andy Wood, vocalista dos Mother, Gossard começou a gastar mais do seu tempo escrevendo músicas mais pesadas que costumava fazer antes. Após  algum tempo Gossard e  Mike McCready começaram a ensaiar músicas, Mike estava numa banda chamada, Shadow.  que também havia havia sido desfeita. Mas McCready, porém, encorajou Gossard a voltar a fazer música com Ament.

Basicamente o trio foi composto por Stone Gossard , Mike McCready e Jeff Ament. gravaram uma demo e enviaram para alguns amigos, na espectativa de encontrar um vocalista e um baterista. Eles deram uma cópia da demo para o ex-baterista do Red Hot Chili Peppers, Jack Irons, mas ele não se interessou em fazer parte da banda e recusou o convite, mas entregou a cópia para seu companheiro de partidas de basquete, ele era  Eddie Vedder (Na época eddie cantava em uma banda chamada Bad Radio e trabalhava temporariamente em um posto de gasolina) Eddie  gravou seus vocais para três das músicas da demo (Alive, Once e Footsteps).

O Pearl é uma das principais bandas de grunge dos anos 90 junto com Nirvana  ambas as bandas haviam certa "rivalidade"  com seus respectivos albuns, Mesmo levando em conta que o Nirvana encerrou suas atividades.  Ha discos do Pearl Jam bateram recordes de vendas.  Atualmente a banda faz um som mais leve,diferente da época dos albuns  "Ten (91)" e "VS (93) " por exemplo.  Mas em falando de grunge, com certeza o Pearl Jam é uma das bandas mais respeitada e sempre estará no top 5 das principais do grunge. PJ estourou no mainstream com seu primeiro álbum, Ten.  Uma das bandas-chave do movimento grunge dos anos 90 sem duvida!



Ex-integrantes: Dave Krusen; Matt Chamberlain; Dave Abbruzzese; Jack Irons (todos bateristas)

Membros: Eddie Vedder (vocais e guitarra)
Jeff Ament (baixo elétrico e backing vocal)
Stone Gossard (guitarra e backing vocal)
Mike McCready (guitarra)
Matt Cameron (bateria)

CURIOSIDADES:
O Pearl Jam nasceu do Green River, banda composta por Stone Gossard e Jeff Ament (guitarra e baixo do PJ, respectivamente), Alex Vincent (bateria), Mark Arm e Steve Turner (guitarra). Os dois últimos formariam o Mudhoney, banda seminal do grunge. Quando o Green River acabou em 1988, Gossard e Ament fundaram o Mother Love Bone, que tinha uma pegada de hard rock com um pé no glam. Depois, a dupla trocou as maquiagens pelas vestimentas mais simples e cheias de camisas de flanela que caracterizaram o Pearl Jam.

Jeff Ament  gosta de Skate - antes de fundar o Pearl Jam e marcar as músicas com linhas melodiosas de baixo, o baixista Jeff Ament já era um fera no skate. Os rolês na rua o ajudaram a lidar com o isolamento de Montana, onde ele cresceu. Ele acabou se transformando em um mecenas do esporte, construindo várias pistas em áreas extremamente rurais.
   

Eddie Vedder foi frentista de posto de gasolina antes de entrar na banda.
Bootlegs- No fim do ano 2000, quando ocorria a turnê do álbum Binaural, a banda passou a oferecer bootlegs, registros ao vivo oficiais.  eles perceberam que gravavam seus shows e pirateava as músicas, então resolveram oferecer o produto com qualidade sonora e uma embalagem cuidadosa. Cada bootleg trazia dois cds em um encarte de papelão. Pra se ter uma ideia, só entre 2000 e 2001 foram 75 bootlegs lançados (!).  Um desses discos, gravado em um show em Seattle, chegou ao 98º lugar na parada da Billboard, que mostra os 200 discos mais vendidos nos Estados Unidos.

Pearl Jam de Luto - A história do Pearl Jam tem pelo menos duas tragédias: a primeira delas foi o suicídio de Kurt Cobain, líder do Nirvana e conterrâneo de Seattle, em 1994. Seis anos depois, a banda testemunhou a morte de nove fãs no próprio show, no festival Roskilde, na Dinamarca. As vítimas foram acidentalmente esmagadas ou sufocadas quando o público avançou para a frente do palco. A música "Love Boat Captain" lamenta o ocorrido, nos versos “lost nine friends we'll never know... two years ago today” (há dois anos, perdemos nove amigos que nunca teremos a oportunidade de conhecer). Ao vivo, Eddie Vedder corrige a letra para refletir quantos anos se passaram desde o desastre

Promessa que não virou dívida! Eddie Vedder cumpriu uma promessa que fez há 22 anos para um fã chamado Joe Wolfe. Em 1992, o cara trombou o ídolo em Cincinnati (EUA), mas não tinha câmera fotográfica e ficou sem registrar o momento. Vedder prometeu que tiraria uma foto com Wolfe se o visse novamente. O cara não só cumpriu a promessa, como deu uma palheta e um autógrafo para o fã no backstage.



Nenhum comentário:

Postar um comentário