Mark Lanegan, era mais conhecido por seu trabalho como vocalista do Screaming Trees, morreu (22 de fevereiro) aos 57 anos, e foi outra grande perda para a comunidade do rock 'n' roll.
Os roqueiros têm postado tributos em todas as mídias sociais desde que a notícia foi divulgada, mas para os membros da comunidade musical de Seattle, é um momento especialmente íntimo.
Lanegan formou o Screaming Trees em 1984 em Ellensburg, Washington, que fica a pouco mais de 160 quilômetros a sudeste de Seattle. Eles se tornaram parte da cena do rock underground que estava florescendo no noroeste do Pacífico, que viu bandas tocarem em cidades vizinhas como Olympia, Tacoma e Portland, além de Seattle.
Enquanto a Sub Pop lançava lançamentos de bandas de rock de garagem, incluindo Mudhoney e Nirvana, os tons mais psicodélicos do Screaming Trees chamaram a atenção da SST Records, que mais tarde lançou o álbum de estreia do Soundgarden, Ultramega OK, em 1988. Susan Silver, que gerenciou o The U- Men e algumas outras bandas locais, começaram a gerenciar Screaming Trees, e também mais tarde Soundgarden e Alice in Chains.
Um ano antes de Nevermind do Nirvana catapultar o rock de Seattle para o mainstream, o Screaming Trees assinou um contrato com uma grande gravadora com a Epic Records. Embora eles tivessem alcançado um sucesso mais modesto do que seus contemporâneos, seu álbum de 1992 Sweet Oblivion, que apresentava os sucessos "Nearly Lost You" e "Dollar Bill", lhes rendeu mais o reconhecimento que mereciam.
Ao longo dos anos 90, Lanegan lançou quatro álbuns solo, além de seu trabalho com Screaming Trees, e a banda desistiu em 2000. Ele teve um mandato com o Queens of the Stone Age por alguns anos depois, e lançou uma infinidade de registros – o mais recente sendo um esforço colaborativo de 2021 com Skeleton Joe, intitulado Dark Mark vs. Skeleton Joe.
Muitos membros da comunidade musical de Seattle têm postado tributos sobre Lanegan desde a notícia de sua morte. Músicos companheiros, incluindo membros do Alice in Chains, Duff McKagan do Guns N' Roses - que tocaram em várias bandas de Seattle antes de se mudar para Los Angeles - Soundgarden e outros homenagearam seu falecido amigo. Apresentadores de rádio de Seattle, fotógrafos e funcionários da indústria também compartilharam seus sentimentos e memórias.
"Bem... o mundo perdeu um verdadeiro artista e amigo, um dos nossos grandes", escreveu o Soundgarden em sua conta no Nudedragons. "Mas, de verdade, dê um desejo ou uma oração ao nosso amigo e irmão Mark William Lanegan, uma das pessoas e cantores mais verdadeiros e corajosos de nossa geração, ou qualquer um registrado até agora. Um dos principais detectores de besteira se foi, então seja no relógio para o outro. Tudo vai soar como jive por um longo tempo agora."
Eddie Vedder, do Pearl Jam, também prestou homenagem a Lanegan na noite durante seu show em Seattle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário