sábado, 26 de fevereiro de 2022

Membros da comunidade musical de Seattle recordam de Mark Lanegan

 


Mark Lanegan, era mais conhecido por seu trabalho como vocalista do Screaming Trees, morreu (22 de fevereiro) aos 57 anos, e foi outra grande perda para a comunidade do rock 'n' roll. 
Os roqueiros têm postado tributos em todas as mídias sociais desde que a notícia foi divulgada, mas para os membros da comunidade musical de Seattle, é um momento especialmente íntimo.

Lanegan formou o Screaming Trees em 1984 em Ellensburg, Washington, que fica a pouco mais de 160 quilômetros a sudeste de Seattle. Eles se tornaram parte da cena do rock underground que estava florescendo no noroeste do Pacífico, que viu bandas tocarem em cidades vizinhas como Olympia, Tacoma e Portland, além de Seattle.


Enquanto a Sub Pop lançava lançamentos de bandas de rock de garagem, incluindo Mudhoney e Nirvana, os tons mais psicodélicos do Screaming Trees chamaram a atenção da SST Records, que mais tarde lançou o álbum de estreia do Soundgarden, Ultramega OK, em 1988. Susan Silver, que gerenciou o The U- Men e algumas outras bandas locais, começaram a gerenciar Screaming Trees, e também mais tarde Soundgarden e Alice in Chains.

Um ano antes de Nevermind do Nirvana catapultar o rock de Seattle para o mainstream, o Screaming Trees assinou um contrato com uma grande gravadora com a Epic Records. Embora eles tivessem alcançado um sucesso mais modesto do que seus contemporâneos, seu álbum de 1992 Sweet Oblivion, que apresentava os sucessos "Nearly Lost You" e "Dollar Bill", lhes rendeu mais o reconhecimento que mereciam.

Ao longo dos anos 90, Lanegan lançou quatro álbuns solo, além de seu trabalho com Screaming Trees, e a banda desistiu em 2000. Ele teve um mandato com o Queens of the Stone Age por alguns anos depois, e lançou uma infinidade de registros – o mais recente sendo um esforço colaborativo de 2021 com Skeleton Joe, intitulado Dark Mark vs. Skeleton Joe.



Muitos membros da comunidade musical de Seattle têm postado tributos sobre Lanegan desde a notícia de sua morte. Músicos companheiros, incluindo membros do Alice in Chains, Duff McKagan do Guns N' Roses - que tocaram em várias bandas de Seattle antes de se mudar para Los Angeles - Soundgarden e outros homenagearam seu falecido amigo. Apresentadores de rádio de Seattle, fotógrafos e funcionários da indústria também compartilharam seus sentimentos e memórias.

"Bem... o mundo perdeu um verdadeiro artista e amigo, um dos nossos grandes", escreveu o Soundgarden em sua conta no Nudedragons. "Mas, de verdade, dê um desejo ou uma oração ao nosso amigo e irmão Mark William Lanegan, uma das pessoas e cantores mais verdadeiros e corajosos de nossa geração, ou qualquer um registrado até agora. Um dos principais detectores de besteira se foi, então seja no relógio para o outro. Tudo vai soar como jive por um longo tempo agora."

Eddie Vedder, do Pearl Jam, também prestou homenagem a Lanegan na noite durante seu show em Seattle.







Nenhum comentário:

Postar um comentário