quarta-feira, 24 de junho de 2020

All Star Converse: A História do Chuck Taylor


Charles Hollis "Chuck" Taylor nasceu em 24 de junho de 1901, Há 119 anos surgia o nome do famoso tênis da Converse.

Entre em 1918-1928  Se juntou à Converse Rubber Company, Chuck Taylor era um cara que amava basquete, seu nome foi introduzido no mercado o tênis All Star, que já tinha como característica a sua sola de borracha com formato de diamantes.

Taylor estudou na Columbus High School em Indiana, onde jogou basquete até a formatura em 1918. Mais tarde, deixou a faculdade e jogou em várias equipes profissionais em Detroit e Fort Wayne; tocou no Akron Firestone Non-Skids durante a década de 1920. Durante a Segunda Guerra Mundial, treinou a equipe na base militar da Força Aérea Wright-Patterson.


 Desde o ensino médio, Taylor costumava usar tênis de jogo da Converse. Apreciou-os a ponto de ir diretamente para a empresa em 1921, para procurar um emprego. Foi contratado com a qualificação de agente de vendas e, a partir de então, dedicou-se quase exclusivamente à divulgação dos tênis All Star, que 
tinham sido de pouco sucesso até então.

Taylor viajou por todos os Estados Unidos, promovendo o jogo de basquete e o uso dos All Star. Em 1922, teve a intuição de publicar o "Converse Basketball Yearbook", um anuário que reunia fotos dos maiores campeões da época, que usavam tênis Converse. O Converse Basketball Yearbook, publicado até 1983, tornou-se uma das mais aguardadas publicações de basquete, e contribuiu decisivamente para a notoriedade do jogo, promovendo e celebrando o trabalho de jogadores e treinadores americanos.


 Em 1932, o nome de Chuck Taylor foi consagrado pela Converse, colocando a assinatura do jogador no All Star, que, portanto, oficialmente se tornou o Chuck Taylor All Star.

Taylor continuou a gastar com a disseminação e o desenvolvimento do basquete em todo o mundo, realizando cursos e seminários ("clínicas") em escolas de ensino médio, faculdades e academias onde o basquete era jogado. Foi para o México, América do Sul, Canadá, Porto Rico, África e Europa.

Tornou-se o seletor All-America, e suas escolhas foram inscritas anualmente no Converse Yearbook.

Em 1969, seu nome tornou-se parte do Basketball Hall of Fame, em reconhecimento aos esforços pioneiros que visam promover e difundir o basquete nos Estados Unidos.

                  O primeiro Converse All Star 


O primeiro Converse All Star surgiu em 1908, no estado de massa Massachusetts (Eua), quando o americano Marquis Mills Converse. No início, a empresa só fabricava galochas e outros sapatos de borracha para o uso nas industrias. Mas logo após decidiu que era mais lucrativo produzir sapatos esportivos, visando já a popularidade do basquete local. Criou-se então um tênis feito de lona, com solado grosso e biqueira de borracha, adepto ao uso neste esporte.


O TÊNIS ALL STAR CONVERSE NA SOCIEDADE E NA CULTURA
 

O calçado ao longo do século XX com um dos mais populares sneakers de todos os tempos e até os anos 60 e predominou nos anos 90 dominando o cenário esportivo e underground, além de ser adotado pelos jovens, bandas de rock e celebridades do cinema e TV.

Depois de ter passado por crise, foi nos anos 80 que o All Star ressurgiu graças a seu estilo casual, jovem e despojado o calçado também se reiventou, enquanto  outras marcas como a Nike, Adidas e Reebok, que se encontrava em plena ascensão, ofereciam pares cada vez mais sofisticados e caros.


No cinema e na música os ídolos continuavam calçando seus Chucks: Os Ramones nos anos 70 e Michael J. Fox no filme “De Volta Para o Futuro” ou o The Edge nos shows do U2 nos anos 80 (entre tantos outros) mostravam que o All Star tinha uma ligação com a juventude que era praticamente impossível de ser desfeita. Nos anos 90, Kurt Cobain, do Nirvana, apresentou-o para toda uma nova geração de garotos que começavam a escutar rock e adotavam o visual grunge com cabelos longos, camisas xadrez e Chucks nos pés.







Nenhum comentário:

Postar um comentário