domingo, 21 de junho de 2020

Kurt Cobain: Violão do 'MTV Unplugged' vendido 6 milhões US $


O famoso Violão tocado no 'MTV Unplugged' foi vendido por US $ 6 milhões de dolares em leilão, (algo em torno de 30 milhões de reais) violão da marca Martin D-18E,  edição especial de 1959 da qual foram feitas apenas 300 unidades.

O fundador da RØDE, Peter Freedman, comprou a icônico violão por um valor recorde mundial em leilões, com planos de exibi-la em todo o mundo para arrecadar fundos e conscientização para beneficiar a indústria global de artes cênicas.


De acordo com a descrição do leilão, Cobain adquiriu esse violão e seu estojo em casas  especializadas de Los Angeles e ele mesmo personalizou o instrumento antes da sua aparição na TV.

 "Quando soube que esta guitarra icônica estava em leilão, Eu soube imediatamente que era uma oportunidade única na vida de protegê-lo e usá-lo como veículo para destacar as lutas que as artes cênicas estão enfrentando e sempre enfrentaram." disse Freedman. 


Além do instrumento em si, a guitarra veio com seu estojo original - decorado por Cobain com um folheto do álbum de 1990 da Poison Idea, Feel the Darkness, três tíquetes de retirada de bagagem e um adesivo da Alaska Airlines - assim como a metade de Cobain pacote de cordas de guitarra Martin usadas, três palhetas e uma bolsa de camurça “stash” com pequenos utensílios.

Antes do leilão, havia um pouco de controvérsia em torno da propriedade da guitarra. Nos últimos anos, a filha de Cobain, Frances Bean, e Courtney Love tiveram uma guerra legal pelos direitos para recuperar o violão do ex-marido de francês, Isaiah Silva, que afirmou ter recebido o instrumento como um presente de casamento. Tecnicamente, o violão foi leiloado por um vendedor anônimo, mas Frances e Love acham que foi Silva quem decidiu lucrar, ignorando as disputas da família. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário