No dia 20 de junho de 2000, nove pessoas morreram esmagados no festival realizado na cidade de Copenhagen, Dinamarca.
Stone Gossard, em nome de todo o Pearl Jam, compartilhou um texto emocionante sobre a tragédia que aconteceu durante o show da banda no Roskilde Festival em 2000 que completou 20 anos na terça-feira, dia 30 de junho. (2020)
Na ocasião, nove pessoas morreram pisoteadas no evento ocorrido na Dinamarca e, desde então, “nada tem sido o mesmo”.
Num relato postado no site da banda e parte em seu Instagram, o músico relata uma rotina normal pré-apresentação que incluía chegar com cinco horas de antecedência no local do show e encontrar com outros artistas como Lou Reed, por exemplo.
Depois, segundo ele, esse dia se tornou o pior pesadelo da banda. “Todos os dias nossos corações continuam doendo e nossos estômagos se reviram com os pensamentos daqueles jovens que morreram,” escreveu.
O músico também disse que a paternidade dos integrantes do Pearl Jam os fez refletir ainda mais sobre a situação.
" Nossa banda tem onze filhos, todos preciosos. Nossa compreensão da gravidade e a perda sentida pelos pais desses meninos aumentaram exponencialmente à medida que imaginamos nossos próprios filhos morrendo em circunstâncias como a do Roskilde 2000. "
Stone Gossard lamentou o ocorrido e escreveu sobre como eles se sentiram na ocasião, sendo apontados, inclusive, como os culpados pelo acidente.
" Todos deixaram de cumprir o que era necessário nos dias anteriores e após a tragédia. O festival, a mídia e nós. Recuamos e ficamos bravos depois de muitos relatos sugerirem que o Pearl Jam era responsável. Nossas palavras não ajudaram nesse ponto. Nós nos escondemos e esperávamos que não fosse nossa culpa. Desde então, tentamos mostrar o nosso melhor. "
O músico ainda escreveu que ao longo dos anos eles conheceram as famílias de algumas vítimas do ocorrido e, num dos momentos mais fortes de seu relato, postou que imaginou a sensação de alguém que tentou salvar quem estava sendo pisoteado, mas não conseguiu.
" A vida de suas famílias e entes queridos que tiveram que suportar a dor imaginando suas mortes repetidas vezes e a realidade de nunca mais vê-las. Todas as pessoas no festival que testemunharam o que estava acontecendo e tentaram fazer algo, talvez puxando alguém para cima e não conseguindo. E aqueles, como a nossa banda, que nunca perceberam que alguma coisa estava acontecendo até que fosse tarde demais. "
Na publicação da banda, há um trecho de “Love Boat Captain”, canção lançada pela banda em 2002 com um trecho da letra de Eddie Vedder dizendo o seguinte:
" É uma arte viver com dor, misturar a luz com o cinza,
Perdi nove amigos que nunca conheceremos, há exatos dois anos
E se as nossas vidas se tornarem muito longas, isso se somaria ao nosso arrependimento? "
“É impensável, porém aí está. Nosso pior pesadelo. Todos os dias nossos corações continuam a doer e nossos estômagos revirar ao pensar nesses jovens morrendo e como isso poderia ter sido diferente… mas nada muda“.
“Nós conhecemos algumas daquelas famílias com o passar dos anos. Com algumas, forjamos fortes amizades… apoiando uns aos outros. Algumas nós não conhecemos. [Foram] jovens que amavam PJ e queriam ficar perto do palco (…) Esperamos nunca saber como é uma perda dessas“
Nenhum comentário:
Postar um comentário