segunda-feira, 15 de junho de 2020

Nirvana: os primeiros passos de "Bleach"


15 de Junho de 1989 era lançado "Bleach" primeiro trabalho em estúdio do Nirvana, há exatos 31 a banda gravava seu debut álbum. a obra prima que custou $ 600 doláres projetou o selo de Seattle como verdadeiro berço para bandas de rock alternativo desde então.

 "600 dólares bem gastos - não que tivéssemos esse dinheiro naquela época".  606,17 $

No documento, podem ler-se os nomes de: Kurt Cobain, Jason Everman, Chad Channing e Krist Novoselic, e a data de início do acordo entre a banda e gravadora.

Uma das coisas que chamam a atenção é que, a maioria das pessoas chegaram ao Bleach através do sucesso de Nevermind, talvez pela curiosidade de conhecer os trabalhos anteriores da banda quebrando a regra cronológica, porém a maioria conheceram o Nirvana através de Nevermind.

Nirvana e o contrato da Sub Pop

"About A Girl"


As fotos do encarte de Bleach são de Tracy Marander e Charles Peterson. Tracy a musa de "About a Girl" namorada de Kurt na época.

Voltando um pouco ao tempo...

Kurt Cobain e seu amigo Krist Novoselic, conheceram Chad Channing, assim começaram  a trabalhar as sessões de Bleach junto com Jack Endino mas vésperas do Natal daquele ano.

24 de Dezembro é uma data conhecida mundialmente por conta do Natal, mas é também ficou marcada pelo primeiros passos do Nirvana e da história do Rock!


O Nirvana ensaiavam em estúdios junto a meio a shows em locais pequenos, e geralmente quase desprovidos de público mas a banda finalmente firmara um contrato de gravações com o selo independente, Sub Pop Records.


O dinheiro foi emprestado por Jason Everman, que gostou do som e arrumou o dinheiro para bancar as gravações que nem sequer participou. Jason aparece na foto da capa, creditado como segundo guitarrista

Dale Crover na bateria, teve participação nas músicas "Floyd the Barber", "Paper Cuts", e "Downer"

Assim como todo a maioria das bandas quando mostram seu primeiro album, "Bleach" traz uma atmosfera totalmente diferente do seu famoso "Nevermind"  longe um pouco daquele som grunge que consagrou a banda, notamos  metal e punk com forte influência de Melvins,  isso podemos observar exemplos como "Paper Cuts" e  "Negative Creep" que um Motorhead ( Kurt incorpora Lemmy kilmister) mas a banda forma  um som bastante peculiar nesse album.

"Havia essa pressão da Sub Pop e da cena grunge para tocar 'rock'", disse Cobain, que também sentiu que ele tinha que se adequar às expectativas do som grunge para construir uma base de fãs e, então, suprimiu os traços artísticos e pop de composição durante a elaboração do disco. Krist Novoselic disse em uma entrevista de 2001 para a Rolling Stone que a banda tinha tocado uma fita em sua van de turnê que tinha um álbum do The Smithereens em um lado, e, no outro, um álbum da banda de metal extremo Celtic Frost, e notou que a combinação, provavelmente, teve uma influência também. As canções foram descritas como "deliberadamente sombrias, claustrofóbicas, e liricamente esparsas, com nenhum dos desarranjos maníacos ou sensação de alívio da performance ao vivo". Cobain disse que as estruturas das canções eram "unidimensionais", e disse que procurou apresentar um "lado mais polido e urbano do feliz". - Kurt Cobain 



Nirvana em 1989

Kurt Cobain – voz, guitarra (creditado como "Kurdt Kobain")
Krist Novoselic – baixo (creditado como "Chris Novoselic")
Chad Channing – bateria
Dale Crover – bateria em "Floyd the Barber", "Paper Cuts" e "Downer"



Nenhum comentário:

Postar um comentário