sexta-feira, 26 de junho de 2020

Sonic Youth: "Goo" 30 anos


Há 30 anos em 26 de Junho de 1990  era lançado" Goo"  6º álbum de estúdio. Sendo considerado o mais acessível e pop de todos os tempos,  o melhor do Sonic Youth,  É claro que todos álbums são clássicos, de fato.

Goo não possui um estilo típico do Sonic Youth, e certamente não podedemos considerar No Wave.
Foi mais um experimento de ver como você pode misturar ruído, pop e psicodélica em um único conceito. E, de certa forma, o rap também, como afinal "Kool Thing" apresentava os vocais de Chuck D, do Public Enemy. 


Bem, na verdade era uma linha, mas esse era um som do Sonic Youth como você nunca ouviu antes! Havia mais músicos convidados incluídos, como J Mascis e Don Fleming (Gumball).

Na capa do álbum "Goo", consta uma fala escrita que quer dizer:

"Eu roubei o namorado da minha irmã. Tudo foi como um redemoinho, inflamado e muito rápido. Dentro de uma semana nós matamos os meus pais e pegamos a estrada".


Existem algumas faixas de ruído cru como "Cinderella's Big Score" e "Mary-Christ", mas também havia a "Tunic"  com uma temática mais escura (Song For Karen), que era realmente uma música para Karen Carpenter que morreu de anorexia. Houve experimentos também (Scooter + Jinx), mas também uma música de guitarra perfeita como "Dirty Boots".


Logo adiante  no verso do álbum está escrito: "Nada de mais..., batom, um pouco de sangue".


Muitos fãs do Sonic Youth pensam que é uma pena afirmar que Goo é a melhor coisa que Thurston Moore, Lee Ranaldo, Steve Shelley e o poderosa Kim Gordon fizeram, mas se pop e ruído sempre foram sinônimos, Goo é a resposta!




2 comentários:

  1. Tem informações do casal na capa, quem são eles?

    ResponderExcluir
  2. São Maureen Hindley e David Smith no tribunal, para testemunhar sobre o caso "Moors murders" (Assasinos do Pântano). Obrigado por perguntar, vou acrescentar isso.

    ResponderExcluir