sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Alice In Chains: 10 fatos sobre Facelift


O Site Loudwire listou 10 fatos sobre o disco que talvez você não conheça, sobre a arte da capa Jerry Cantrell comentou que o conceito original para ela seria de um embrião, representando o nascimento da banda com seu primeiro álbum, mas a idéia foi deixada de lado. 



1 - Foi o primeiro sucesso do grunge: "Facelift" foi o primeiro disco grunge a atingir o top 50 da Billboard 50, chegando na posição 42. Também foi o primeiro álbum do estilo a conseguir a certificação de disco de ouro.

2 - "Man In The Box" ajudou o disco a se tornar febre: Essa é fácil, mas vamos lá. As vendas do disco não foram das melhores logo após seu lançamento, mas depois que o clip de "Man In The Box" começou a ser veiculado pela MTV, "Facelift" vendeu 400 mil cópias em seis semanas.

3 - É um dos discos preferidos de Ozzy: O Madman incluiu o Facelift como um dos 10 melhores álbuns de metal favoritos de todos os tempos. Referindo-se ao disco como uma "incrível estreia", Osbourne disse à Rolling Stone que "Man in the Box" é um clássico. Layne Staley era um cara adorável. É uma pena que ele não tenha superado seus demônios ".

4 - Sean Kinney tocou com uma mão quebrada: O baterista da banda tocou com uma mão quebrada. Greg Gilmore, do Mother Love Bone foi recrutado para tocar em algumas partes, mas por fim, Sean acabou tocando, mesmo que com um balde de gelo ao lado da bateria, segundo o próprio relatou no livro Grunge Is Dead: The Oral History".

5 - Bon Jovi inspirou "Man In The Box": É isso mesmo. Sabe aquele efeito vocal em "Livin´ On A Prayer"? O produtor Dave Jerden encorajou o uso de uma talk box, acrescentando que isso tornaria a música um sucesso. Deu certo.

6 - O riff inicial de "It Ain't That" foi uma brincadeira: Em 2013, o guitarrista Jerry Cantrell falou à Guitar World sobre a composição do riff inicial: "Isso é baseado em uma curva que era na verdade uma piada...Eu me lembro no ensaio, fiquei chateado com alguma coisa e fiz algum barulho e todos os caras pareciam para mim, tipo, 'Aquilo foi legal! Faça isso de novo!'

7 - O disco foi nomeado depois de escolhida a arte da capa: De acordo com a biografia "Alice in Chains: The Untold Story", escrita por David De Sola, a banda se encontrou com o fotógrafo Rocky Schenck alguns meses antes do lançamento do álbum, para uma sessão, que consistia em fotos dos membros da banda saindo de uma piscina com plástico cobrindo seus respectivos rostos. foi escolhida uma foto de Mike Starr, e o título "Facelift" veio pela maneira como o rosto ficou distorcido na foto.

8 - "Killing Yourself" consta apenas na edição em vinil: Uma das demos gravadas durante as sessões de gravação do álbum foi uma música chamada "Killing Yourself". Apesar de ter sido deixada de fora do álbum final, foi incluído como um lado B do single "We Die Young" (1990) em vinil.

9 - "Facelift" possibilitou que eles abrissem shows de bandas maiores: Em 1991, eles abriram a parte norte-americana da turnê do "Clash of the Titans, encabeçada pelo Slayer, Megadeth e Anthrax". Nada mal para uma banda iniciante de Seattle, que anos depois, foi convidada para abrir para o Van Halen durante a tour do álbum "For Unlawful Carnal Knowledge".

10 - O disco fez a banda ser indicada ao Grammy: "Man In The Box' foi nomeada para concorrer como "Melhor Performance Hard Rock', mas perdeu para "For Unlawful Carnal Knowledge", do Van Halen..





Fonte: Loudwire, Por Mateus Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário