quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Pearl Jam: Há 29 anos era lançado o album "TEN"


27 de agosto de 1991 é primeira pérola do grunge o primeiro disco do Pearl Jam se confunde com sua própria história, Após a saída do baixista Jeff Ament e do guitarrista Stone Gossard de seu grupo anterior Mother Love Bone, os dois recrutaram o vocalista Eddie Vedder, o guitarrista Mike McCready e o baterista Dave Krusen para formar o Pearl Jam em 1990. 

A maioria de suas canções começaram como jams instrumentais, a que Vedder adiciona letras sobre temas como depressão, desabrigados e abuso.
A sonoridade conseguida ajudaria a definir os rumos do grunge: um som pesado, com influência direta do rock setentista, pitadas de musica alternativa e progressiva, aliada a guitarras pesadas e com timbragem “suja”, que combinavam com as letras melancólicas de Vedder,  que abordavam problemas psiquiátricos e outras obscuridades da alma humana.

O álbum produziu três singles de sucesso: "Alive", "Even Flow" e "Jeremy", além da canção "Black".


Black é uma das canções mais lindas e com as maiores expressões de sentimentos, combinada com um vocal surpreendente e uma composição sonora que faz arrepiar e sentir o drama da letra do começo ao fim.




 A canção é a quinta faixa do álbum de estreia da banda, Ten, de 1991. Com a letra escrita pelo vocalista Eddie Vedder e a música composta pelo guitarrista Stone Gossard, "Black" é um monólogo de um homem com o coração partido que está se lembrando de sua amante ausente

Ten foi fundamental na popularização do rock alternativo no mainstream. é o álbum mais bem sucedido do Pearl Jam até hoje!


Uma curiosidade: Logo ao fim das gravações o baterista Deve Krusen deixa a banda por problemas com alcoolismo, indo diretamente para a reabilitação. O músico foi substituído por Dave Abbruzzese, que gravaria o álbum seguinte e permaneceria com o grupo até 1994.

 A geração do início dos anos 90 cresceu em meio a essa falha na revolução proposta pelos seus pais. Essa nova geração sentiu-se de alguma forma traída, havia a sensação de que uma grande promessa havia sido perdida e que as pessoas não tinham idéia para onde ela foi e o que aconteceria dali em diante. Em relação a isso, podemos citar 02 músicas (Porch e Garden) que abordam essa questão geral da coisa, mais ampla, ou seja, sendo o tópico principal a sociedade e a convivência/ relacionamento em si.


Essa foi a mentalidade que ficou em pauta para aquelas pessoas da "geração X" (como foi chamada a geração do início dos anos 90 pela mídia). Todas as grandes bandas "grunge" (citadas acima) falaram dessa experiência, todas tentavam de alguma forma lidar com esse sentimento de traição e despropósito com as coisas ao seu redor. A questão é que a maioria dessas músicas eram niilistas e permitiam, ou celebravam, a sua própria dor. O Pearl Jam foi a única banda desse período que conseguiu erguer-se diante desta situação, e o que fez o álbum Ten um trabalho tão magnífico, não foi apenas o fato da banda expressar tão fortemente a sua fúria, medo, raiva e insegurança do momento, mas de que quase todas as sua músicas tem um momento de luz, uma rota de fuga.

 esta rota de fuga aparece mais como uma promessa, uma esperança sombria para uma futura redenção. O que estava claro era o senso de comunidade entre as pessoas (e entre estas bandas também, pois eram todos amigos/camaradas, não havia "competição" entre eles) criado a partir da música: "se nós nos juntarmos, talvez consigamos achar o caminho". Mas, de novo, no álbum Ten ainda não há respostas (seria a música Breath, mais uma pérola que ficou de fora do álbum também, que articula isso mais claramente dentre as músicas desse período), somente a esperança de que a resposta está em algum lugar, manifestada muito através da voz do Eddie e das suas letras. A catarse não é intelectual, é emocional e experimentada com um poderoso imediatismo.

Essa é a verdadeira fonte de carisma do Eddie, especialmente naqueles anos. Ele ainda não era solto e articulado, além disso era tímido e pouco comunicativo, mas quando cantava, você SABIA, de um jeito que poucos cantores conseguem capturar e transmitir, que ele sentia o que você sentia e que estava procurando as respostas com você, e se nós ficarmos juntos com ele e juntos com todos os outros, nós encontraríamos uma resposta.



1- Once
2- Even Flow
3- Alive
4- Why Go
5- Black
6- Jeremy
7- Oceans
8- Porch
9- Garden
10- Deep
11- Release




Por Gr90s, 80minutos.com, whiplash.net e diversas





Nenhum comentário:

Postar um comentário