Kurt Cobain sofria com fãs indesejados que, apesar de gostarem das músicas, não as interpretavam da maneira correta. Um desses era Axl Rose, líder de umas das bandas de maior sucesso mundial, os Guns n' Roses. Axl teve oportunidade de ouvir algumas demos das músicas do Nirvana, ficou completamente louco para conhecer a banda. A primeira oportunidade foi proporcionada pela própria Geffen, que também era a gravadora do Guns ‘n Roses.
Axl Rose aparece com um boné do Nirvana no videoclipe de Don't Cry
Acompanhado com um dos fundadores da gravadora, Axl manifestou ao empresário da banda, Danny Goldberg, que após o show, iria ao camarim. Quando Kurt soube, abdicou do conforto de seu sofá e correu por uma porta lateral do camarim, onde ficou escondido em uma esquina próxima ao teatro. Kurt não queria vê-lo pois manifestava ser contrário aos ícones do rock que agiam com violência e machismo.
O plano de fuga foi elaborado pelo próprio empresário, de acordo com o relato em seu livro Serving the Servant: Remembering Kurt Cobain:
“Certamente isso deixou Rose bem incomodado. Eu e Kurt ficamos em uma esquina dos corredores nas sombras. Vários executivos da música passavam por ali sem perceber que aquele cara pingando suor tinha acabado de fazer um show incrível”.
"Axl Rose provavelmente sabia o que tinha acontecido... Antes do incidente no MTV VMA em 1992, Rose pediu para o NIRVANA fazer uma festa de aniversário para ele e claro, o NIRVANA não quis fazer uma festa de aniversário para Axl Rose".
Segue mais trechos:
"E você sabe, a coisa toda de Kurt sobre ser feminista numa época em que o Guns tinha a música deles em grandes álbuns... Não poderia ter algo mais ofensivo para alguém como Kurt fazer parte disso, pois eles estavam culturalmente em campos diferentes naquela época..."
"E depois que o artigo da revista Vanity Fair saiu (sobre a gravidez de Courtney), Axl Rose falou coisas muito rudes na entrevista, você sabe, coisas do tipo que Kurt e Courtney deveriam estar na cadeia ou algo assim... Foi bem nojento".
As bandas chegaram a trocar fogo em entrevistas Axl chegou a dizer que Francis, filha recém-nascida de Kurt, havia nascido com má formação pelo uso de heroína, mas após as tentativas, nunca mais tiveram a oportunidade de se reencontrarem em algum festival ou premiação, até setembro do ano seguinte.
O MTV Video Music Awards de 1992 teria a apresentações das duas bandas, além de ambas estarem liderando as indicações.
O MTV Video Music Awards de 1992 teria a apresentações das duas bandas, além de ambas estarem liderando as indicações.
Ao longo do período que abrangia a premiação, o Nevermind concorria com Use Your Illusion, do Guns, que havia sido lançado sete dias antes. Os membros do Nirvana apenas aproveitavam a primeira oportunidade na premiação da MTV para brincar ao máximo com a indústria musical, já Axl, apesar de contar com uma orquestra e com a participação de Elton John, não estava nada entusiasmado para sua apresentação, devido ao desencontro antes da festa.
Enquanto circulava pelos bastidores, a esposa de Kurt e vocalista do Hole, Courtney Love, que carregava a pequena Francis de três semanas, decidiu brincar com o vocalista: “Axl, quer ser o padrinho do nosso bebê?”. A namorada de Axl na época, Stephanie Seymor, respondeu de maneira hostil: “Você, por acaso, é uma modelo?”. A vocalista não deixou de lado e retrucou com sarcasmo: “Você, por acaso, é uma neurocirurgiã?”.
A apresentação do Guns n' Roses aconteceu perfeitamente, mas os garotos do Nirvana não deixaram barato; durante a apresentação, Kurt cuspiu no piano de Axl, destruiu sua guitarra ao atirar a mesma contra o amplificador e o baterista Dave Grohl aproveitou a fonética do nome de Axl para fazer um trocadilho ao final da apresentação, quando saiu da bateria para gritar no microfone: “Hi Axl! Hi asshole! Hi Axl! Hi Asshole!”.
Fontes: aventurasnahistoria.uol.com.br e whiplash.net
Fontes: aventurasnahistoria.uol.com.br e whiplash.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário