segunda-feira, 13 de julho de 2020

13 de Julho: Dia Mundial do Grunge


Luto do dia internacional do Rock! Relembre as grandes perdas do movimento de Seattle e do rock alternativo,  e alguns infelizmente tiveram suas morte precoce..
A década de 90 foi a última que fez história no rock e não é nenhuma novidade que Seattle foi berço do grunge. estilo no qual surgiu como um subgênero do rock alternativo, que veio no final da década de 80.
O grunge parece fadado à tragédia quando comparado às outras vertentes do rock, Todos lutavam contra as drogas e a depressão, logo depois da morte Chris Cornell em Maio de 2017, as coisas não tem sido as mesmas desde então.

                                                           Dolores O'Riordan



Apesar de não fazer parte da turma de Seattle, já faz algum tempo que Dolores O'Riordan nos deixou, um dos ícones dos anos 90, ela ganhou grande fama com The Cranberries, Dolores morreu por overdose de Fentanil no dia 15 de Janeiro, aos 46 anos. foram encontrados drogas perto da cama dela, O Fentanil do Acetil, que é um analgésico do opiáceo de 5 a 15 vezes mais forte do que a heroína.

Amigos próximos de Dolores disseram que ela estava “terrivelmente deprimida” nas últimas semanas além de sofrer com muitas dores nas costas.

"Eu ando bastante bem, mas às vezes atiro-me à garrafa. Tudo piora na manhã seguinte. Tenho um dia mau quando tenho memórias más e não consigo controlá-las e bebo. Bebo de forma compulsiva. Essa é a minha maior falha no momento."


                A Vocalista do The Cranberries tinha histórico de abuso e sofria de depressão.

                                                                 
                                                            Chester Bennington

Tambem na lista, temos Chester Bennington, digamos que ele se "apadrinhou" com o grunge, Chester fez parte dos Stone Temple Pilots e era grande amigo de Chris Cornell,  o cantor do Linkin Park, foi encontrado morto em 20 de julho de 2017, no dia em que seria aniversário de seu amigo, Cornell!

Ele também foi encontrado morto com sinais de enforcamento em um espaço de dois meses. Os frontmen do Linkin Park e do Soundgarden se conheceram em 2007 e excursionaram juntos no ano seguinte, na turnê “Projekt Revolution”; Bennington e Cornell cantaram juntos clássico “Hunger Strike” do Temple of the Dog, e chegou a cantar “Parabéns a você” para comemorar o 44º aniversário de Cornell num daqueles shows.


“Eu sou um fã. Eu acho que esse é o aspecto mais importante do porquê eu faço o que faço e como faço isso”, disse Bennington à Rolling Stone em 2008. “Eu tenho que tocar com muitos caras que cresci amando; eu vou cantar no palco com Chris Cornell. É muito pra mim, não parece ser real.”

                                                                    Chris Cornell

Muitos foram pego de surpresa com a morte de Chris Cornell, já que ele já estava longe da fase "bad vibe" do grunge, o frontman do Soundgarden tinha conquistada uma carreira de sucesso também no Audioslave. Mas aos 52 anos, sua morte foi considerada suicídio, de acordo com a polícia. O corpo foi encontrado no banheiro de um quarto de hotel em Detroit, nos EUA, com sinais de enforcamento,
Logo depois de fazer um show com lotação máxima

     
Há duas coincidências tristes envolvendo a morte de Chris: em 17 de maio de 1980, o músico Ian Curtis, líder da banda britânica Joy Division, tirou a própria vida também por enforcamento. Quem também cometeu suicídio de maneira parecida foi o australiano Michael Hutchence, vocalista da banda INXS, em 1997. ( estranho)

                                           Scott Weiland

Todos travaram a luta contra as drogas, álcool e depressão que incluia desde abuso sexual. ​​esses temores pessoais refletiam nas letras de suas canções e não diferente é Scott Weiland.

No livro “Not Dead & Not For Sale”, Weiland escreveu : “um professor do ensino médio, que pegava ônibus comigo todos os dias para a escola, me convidou para sua casa. O cara me estuprou. Foi rápido, não agradável. Eu estava com muito medo de contar a alguém. Esta é uma lembrança que eu sofri até há alguns anos, quando, na reabilitação, veio de volta às minhas memórias”.

 Bennington também já havia relatado o abuso sofrido aos 7 anos por um amigo mais velho. “Eu fui espancado e forçado a fazer coisas que eu não queria fazer. Destruiu minha autoconfiança. Como a maioria das pessoas, eu estava com muito medo de dizer qualquer coisa. Eu não queria que as pessoas pensassem que eu era gay ou que estava mentindo.” Scott tinha sofrido abuso aos 12 anos de idade.

Ele não era de Seattle e nem fazia parte da turma. Os Stone Temple Pilots era de San Diego, Califórnia, e tem forte ligação com o grunge. Scott Weiland foi morto por overdose de cocaína e alcool em 2015, aos 48 anos.



Shannon Hoon

O Blind Melon fez muito sucesso nos anos 1990, principalmente com a música "No Rain". Shannon morreu em 1995, com apenas 28 anos, vítima de uma overdose de cocaína.
Em 21/10/1995: Shannon Hoon morreu de uma overdose de cocaína aos 28 anos. Shannon foi encontrado morto no ônibus da turnê de divugação do album "Soup" na cidade de Nova Orleans. "Soup" foi lançado no dia 15 agosto de 1995.




Com uma sonoridade inovadora e autêntica, o Blind Melon estourou nas rádios pela primeira vez em 1992, com o single No Rain. O clipe, que ficou conhecido como o “clipe da abelha” por muitos, não demorou muito para se tornar um dos mais repetidos da saudosa MTV. A música viria a dar um fardo de one-hit-wonder pra banda, visto que as outras faixas do disco de estreia não se saíram, nem de longe, tão bem quanto ela na mídia.


Na sepultura de Shannon está escrito AMADO PAI E FILHO e uma frase da música preferida de Shannon, "Change" que é sua primeira canção e foi composta em 1986, quatro anos antes de formar o Blind Melon: "I know we can't all stay here forever, so I want to write my words on the face of today. And they'll paint it."


Layne Staley

Layne Staley é um principais vocalistas e amados do grunge junto com o Alice In Chains. mas a sua grande voz calou-se aos 34 anos com uma dose letal de speedball, mistura de heroína e cocaína. 
A morte ocorreu exatamente oito anos depois de Kurt, no início de abril de 2002. A última pessoa a vê-lo foi o baixista Mike Star.

 O Frontman vocalista do Alice In Chains e Mad Season, passou bom tempo afastado de todos seus amigos, colegas de banda e familiares, morando sozinho e se escondendo do mundo.


Ele tinha 1,80 de altura e pesava apenas 39 quilos. Seu corpo, já decomposto em seu sofá, estava rodeado de drogas, e só foi reconhecido por sua arcada dentária.








 " Você viu isso? Quão perto você acha que estava de nós, Ann? Você acha que isso quase nos acertou? Como somos sortudos de temos visto isso, não? Você tem ideia de como é raro ver um meteoro tão grande e tão brilhante, tão perto? Somos pessoas muito muito sortudas, Ann. Você e eu "

 Layne dizendo a Ann Wilson (Heart) quando um meteoro passou pelo céu.


                                              Mia Zapata 




Sempre nos lembramos de alguns dos artistas que, coincidentemente, morreram aos 27 anos, exemplo como Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Amy Winehouse entre outros.

A vocalista da banda de punk rock de Seattle The Gits não chegou a alcançar a fama dos outros músicos dessa lista. Mas, na cena da cidade, sua morte também foi uma grande tragédia.
Aos 27 anos, ela foi estuprada e assassinada quando ia de um show para casa em Seattle.
Muitas vezes esquecemos de uma que teve grande relevância na cena punk e grunge dos anos 90: Mia Zapata, vocalista da banda The Gits






RIP


Kurt Cobain 

Kurt Cobain era autodestrutivo e sofria de depressão desde criança, Nirvana ainda vivia uma grande fase na carreira, apesar de autos e baixos do vício de Cobain a Heroína, mas tudo mudou em 8 de abril de 1994,  Kurt foi achado morto na mansão onde vivia.







 Segundo as versões oficiais, em 5 de abril daquele ano, Kurt deu um tiro de espingarda na cabeça. As circunstâncias da morte de Cobain, eventualmente, tornam-se tema de debate entre os fãs, muitos ainda teorizam e acreditam que ele foi vítima de conspiração e assassinato. Kurt Cobain tinha apenas 27 anos quando morreu.


Andrew Wood

Andrew Wood  morreu de overdose de heroína, amigo de Chris Cornell antecipou a maldição que cairia sobre as bandas de Seattle nos anos seguintes. Andrew Wood era vocalista do Mother Love Bone, que tinha Stone Gossard e Jeff Ament, futuros membros do Pearl Jam. Ele morreu aos 24 anos, por overdose de heroína, prestes a lançar o primeiro disco.

Uma estátua foi em sua homenagem , Woody, foi líder do Mother Love Bone e um dos precursores do grunge,  O monumento está em exposição no Seattle Museum of Pop Culture e faz parte de uma mostra com diversos itens que contam a história do Pearl Jam e do grunge no geral











Nenhum comentário:

Postar um comentário