quinta-feira, 9 de julho de 2020

Spencer Elden, o icônico bebê da capa de Nevermind



Spencer Kenneth Royce Elden nasceu em Los Angeles, 9 Julho de 1991.  é aquele famoso bebê que aparece na capa do álbum Nevermind de1991.
A arte d capa, mostra um bebê sem roupas nadando em uma piscina seguindo uma nota de um dólar presa num anzol, surgiu após Kurt Cobain e Dave Grohl assistirem a um documentário sobre partos dentro d'água. Elden com 29 anos em 2020, irônicamente faz aniversário na mesma data de Courtney Love.

Os bastidores da foto


Spencer Elden tinha apenas alguns meses quando seus pais receberam uma ligação do fotógrafo subaquático Kirk Weddle, que perguntou se ele poderia usar o bebê recém-nascido como parte de uma sessão de fotos para uma banda emergente chamada Nirvana. Na época, o pai de Elden ajudava com os sets, acessórios personalizados e materiais para a sessão de fotos, e foi assim que ele conheceu Weddle.

Inicialmente, Kirk tentou fotografar bebês em uma aula de natação, mas nenhuma dessas imagens se encaixava no que a Geffen Records estava procurando, então eles acabaram escolhendo uma das fotos que ele tirou de Elden. Mais tarde, um anzol com uma nota de dólar acabou sendo adicionado para parecer que o bebê estava nadando em sua direção. A sessão durou poucos minutos.

“Era um ótimo conceito — um bebê embaixo da água, incapaz de respirar, buscando dinheiro com um anzol. Depois que Nevermind foi um grande sucesso, eles voltaram para mim para filmar a banda debaixo d'água”, revelou o fotógrafo em uma entrevista à Time em 2015.



Spencer Elden tinha 4 meses quando foi atirado para uma piscina e lhe tiraram uma fotografia que viria a influenciar a sua vida até hoje.

“Olhando para trás, parece meio estúpido fazer entrevistas sobre isso, porque eu não tinha nada a ver com isso, mas muito a ver com tudo ao mesmo tempo”, diz Elden, agora com 29 anos. “É uma sensação realmente estranha ser uma parte do momento de outra pessoa e ser pego nessa esteira de coisas”.

Elden nunca conheceu os dois membros sobreviventes do Nirvana, Dave Grohl e Krist Novoselic; ele diz que tentativas anteriores de entrar em contato com um dos músicos não foram bem-sucedidas. Em 2013, o TMZ perguntou a Dave Grohl se ele conheceu o bebê na capa do Nevermind e Grohl reconheceu que não: “Eu nunca o conheci. Nós não estávamos lá no dia em que eles fizeram a sessão de fotos, então eu não sei. Eu o vi em revistas e outras coisas.

Embora Elden tenha recriado a sessão de fotos várias vezes e tenha uma grande tatuagem que diz "Nevermind" no peito, ele diz que não chegou a um acordo por estar na capa do álbum. "Fiquei um pouco chateado. Eu estava tentando alcançar essas pessoas. Eu nunca conheci ninguém. Não recebi uma ligação ou e-mail. Acabei de acordar já fazendo parte desse grande projeto. É bem difícil”.

Frustrado por nunca receber qualquer tipo de compensação pela capa, seus pais receberam apenas 200 dólares pelos direitos de imagem da foto do filho. Spencer, recentemente, procurou uma ação legal contra a Geffen Records, mas não teve êxito. "É difícil não ficar chateado quando você ouve quanto dinheiro estava envolvido". Nevermind já vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.


Elden contou que a sua mãe dizia que tinha tido uma visão em que o seu filho estaria em todo o lado e passou a distribuir fotos do filho ainda bebé aos amigos, até que este acabou na capa do "Nevermind".

Os pais de Elden conheciam a banda, mas não eram muito fãs de grunge. A oportunidade de fazer a foto surgiu por acaso, quando naquela altura o seu pai andava na Escola de Artes e ajudava os amigos nalguns projectos. "Um dia, o fotógrafo Kirk Weddie perguntou-lhe se queria ganhar dinheiro, bastava atirar o seu filho para uma piscina. Aceitou. Fotografaram-me dentro de água e pagaram 200 dólares, não foi nada de especial", confessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário