sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Nirvana: From The Muddy Banks of The Wishkah


“From The Muddy Banks of The Wishkah” foi primeira compilação ao vivo do Nirvana, ( 1º álbum desse tipo podemos dizer) Lançado em 1° de outubro de 1996, onde  apresenta performances gravadas entre 1989 e 1994.  
Pare entender um pouco sobre a origem desse nome, “vindo das margens lamacentas de Wishkah”

Wishkah é o nome de um rio que corta a cidade de Aberdeen, cidade Kurt Cobain viveu parte de sua infãncia lá havia nascido e passado toda a sua adolescência e juventude - ao lado  Krist Novoselic nessa mesma época.



Além da importância geográfica que esse rio representa para a cidade de Aberdeen (por sinal, a cidade fica um pouco mais de 100 KM de distância de Seattle), foi também nesse rio o berço para uma das várias histórias inusitadas da banda. Quando os pais de Kurt se divorciaram (ele tinha somente 09 anos de idade) com várias idas e vindas de Kurt morando em casa de parentes, do pai, dos avós e amigos (passando noites até em salas de espera de hospitais e bibliotecas), foi justamente quando ele foi morar na casa da sua mãe - já adolescente - que essa história começou...


 Kurt menciona nas letras da música "Something in The Way", corta o rio Wishkah

Dividindo a casa da sua mãe com o namorado dela - um bêbado que batia na mãe dele e que possuía várias armas e espingardas guardadas em casa - após um acesso de ira por parte da mãe de Kurt, desconfiada que o seu namorado estava traindo-a, a mesma recolheu em segredo todas as armas da casa assim como todas as munições, colocou tudo em um saco resistente e saiu arrastando o seu “saco do Papai Noel” pelas calçadas das ruas de Aberdeen em direção ao rio Wishkah, junto com a sua filha, Kim, irmã de Kurt. Chegando às margens lamacentas do rio, elas jogaram arma por arma e munição por munição, tudo no rio.


Kurt, sabendo desse ocorrido, perguntou à sua irmã onde que estavam as armas e munições, sendo que ela apontou o caminho em direção ao rio Wishkah. Então, Kurt chamou 02 amigos para lhe ajudar a “pescar” as armas, e após recolhe-las, Kurt as vendeu e com o dinheiro ele comprou o seu 1º amplificador para guitarra, que foi nada mais nada menos, um amplificador da marca Fender.





Nenhum comentário:

Postar um comentário