segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Tad: Inhaler (1993)

Tad era uma banda grunge de Seattle formada em 1988, apesar de terem sido uma das primeiras bandas a assinar com a Sub Pop, eles foram a última banda local notável a conseguir uma assinatura de uma grande gravadora. Eles nunca se tornaram famosos. Após este álbum, sua estreia em uma grande gravadora, eles foram descartados devido a um controverso pôster promocional. Depois de mais 1 álbum que recebeu críticas negativas, eles se separaram em 1998 após vários anos sem assinar com uma gravadora. Este álbum, entretanto, é aparentemente o melhor. É também um dos álbuns de grunge mais pesados ​​já feitos. Para mim, esse álbum quase define o grunge. Independentemente do hype em torno do termo, este álbum é grunge. É pesado, distorcido, tem aquele som sujo de guitarra. Eu também gosto da bateria, eles parecem ter um bom baterista, ele usa contrabaixo ocasionalmente também. Tad Doyle não é realmente um bom cantor objetivamente, mas ele funciona bem aqui. Acho que ele também toca violão. O álbum abre com "Grease Box", possivelmente a melhor música do álbum e, na verdade, uma das minhas músicas favoritas. Ele abre com uma ótima linha de baixo que agrada. Na verdade, uma vez, alguns meses atrás, ele começou a tocar na minha cabeça e eu não tinha ideia de onde ele veio. Mas eu tinha certeza de que tinha ouvido em algum lugar, então descobri quando me lembrei dessa música. Mas começa com aquela linha de baixo, e então a guitarra distorcida, suja e "suja" começa a tocar a mesma coisa. É realmente ótimo. No verso em que guitarras tocando no alto-falante direito, então no meio o outro toca no outro alto-falante e eu realmente não sei como descrever, mas é demais. Eu também gosto da parte "e você não precisa ficar em pé ..." no refrão. E o solo é incrível, quer dizer, talvez não seja como um solo de thrash metal ou algo assim, mas parece legal para mim. A próxima música "Throat Locust" arrasa e rola. Ele começa e simplesmente te ataca com aquele riff, é apenas um power acorde ou algo assim, mas chuta a merda de qualquer coisa que Nickelback poderia sonhar com um power acorde. E então o refrão com seu "Não vai significar uma coisa ..." é legal, e eles têm a guitarra solo ou qualquer coisa tremendo sobre o acorde de força ou algo assim, é tão simples, mas é legal, eu não sou músico, pode ser difícil para mim descrever o que ouço, mas, mesmo assim, tento. Leafy Incline começa com o ritmo forte, com seus versos fortes até o refrão alto, com sua parte meio cativante de "Eu não estou sozinho". É uma boa música. "Luminol" tem um monte de bumbo que tem um ritmo legal e meio que direciona a música. Até o meio, quando fica mole com o violão um pouco, exceto as guitarras elétricas batendo caoticamente, então volta para a bateria legal. Em seguida, fica ainda mais suave com um piano e violão. Isso é legal. Em seguida, ele volta a ficar elétrico e começa a parte final da música. Mas não vou entrar em detalhes sobre cada música. "Ulcer" é bom, mas realmente não me impressiona muito. Não parece se destacar muito. "Lycanthrope" praticamente é uma merda. Eu não gosto disso "Just Buy the Farm" é uma música legal. Não é muito ruim, não é muito bom. "Rotor" é muito pesado. Ele abre com essa linha de baixo, então a guitarra entra por um momento, então ele volta apenas para baixo. É tão simples, mas acho legal. Tem um riff legal também, é pesado e groove. E eu gosto da forma como Tad Doyle Belts o refrão. "Paregoric" é, junto com "Grease Box" uma das melhores músicas aqui. Tem um ótimo riff crescendo que fica preso na sua cabeça também, o riff soa bem legal. Além disso, tem aquele "Tarde demais!" canto da banda também. "Pansy" tem um riff realmente pegajoso. A música mais próxima "Gouge" é uma balada, com violões misturados com elétricos, e é a música mais melódica aqui. Termina com um monte de ruídos de feedback. É uma boa música. Resumindo, este é um ótimo álbum de heavy metal / grunge. Um álbum que balança e rola, isso é exatamente o que parece, um grunge realmente pesado. 8 de 10 



--

“Inhaler” é a maldita fera de um álbum que, em um mundo justo, teria atingido o triplo de platina e pelo menos tornado Tad Doyle tão famoso quanto os caras de Screaming Trees e Mudhoney, ou foi o tema de comentário sarcástico idiota sobre Beavis e Butthead. Produzido por J Mascis (você pode dizer que tem um pouco de vibração de Dinosaur Jr. sob o ataque esmagador de riffs saturados de grunge), “Inhaler” é a pedra angular da era. O álbum é sobre riffs em primeiro lugar, e é provavelmente o álbum mais grunge do metal desse lado de “Facelift”. O que torna seu anonimato ainda mais desconcertante, entretanto, é o fato de “Inhaler” ser carregado com refrões melódicos e refrões ferozmente cativantes. “Gafanhoto da garganta” deve ser mencionado ao mesmo tempo que o “Homem nas Caixas” e “Outshined’s” e “Come as You Are’s” do mundo; em suma, deveria ser conhecido como um clássico do grunge. O filme de abertura "Grease Box" não fica muito atrás, embora a peça publicitária que ganhou por rodar durante os créditos finais de um filme de merda de Ed Furlong não significa muito hoje em dia. Do monstruoso "Lycanthrope" ao fervilhante "Leafy Incline", "Inhaler" é difícil, consolidando seu status como o maior disco de grunge do qual você nunca ouviu falar.


No final, o que realmente matou Tad foi o idealismo colossalmente idiota que tem decaído e destruído a América nos últimos 20 anos: politicamente correto. A gravadora os largou enquanto eles estavam em turnê com "Inhaler" porque um pôster promocional saiu com uma foto de Slick Willie Clinton dando uma tragada e dizendo "é uma merda pesada, cara." Realmente não parece ser um bom motivo para mim, e é apenas mais um motivo para odiar o consanguíneo do Arkansas que transa feio-interno. Independentemente do fato de que Tad Doyle deva estar realmente chateado por perder a corrida do ouro, devemos preservar a memória de Tad através do que eles teriam desejado. Riffs e punhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário