quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Soundgarden: 1° de Outubro 1987 era lançado o primeirro EP Screaming Life



Exatamente há 33 anos, primeiro EP do soundgarden"Screaming Life" foi lançado em outubro de 1987 pela Sub Pop Records, que  posteriormente combinado com o próximo EP da banda, Fopp (1988), e lançado como a compilação Screaming Life / Fopp em 1990.

Um Soundgarden quase irreconhecível podemos notar uma grande influência de Black Sabath e metal setentista, Matt Cameron descreveu o som do EP como "bastante cru".  "Hunted Down", primeiro single do Soundgarden, é representativo do som "grunge" inicial - com sua guitarra suja, atmosfera dissonante e letras sobre armadilha e fuga. "Nothing to Say" apresenta afinação drop D, que se tornaria uma assinatura do som do Soundgarden em álbuns posteriores.

Kim Thayil disse que aprendeu sobre a afinação com Buzz Osborne dos Melvins, quando Osborne estava lhe contando sobre o Black Sabbath. [4]

Versões anteriores de "Tears to Forget" apareceram na fita demo da banda em 1985 e no álbum de compilação Deep Six de 1986, que apresentou algumas das primeiras gravações das primeiras bandas grunge de Seattle, incluindo Soundgarden. Essa versão foi gravada com o baterista Scott Sundquist, mas a versão em Screaming Life foi gravada com Cameron.


Algum tempo antes da gravação, Endino encontrou velhos rolos de fita de um quarto de polegada em uma venda de garagem, e alguns continham gravações de um pregador cristão dando sermões no início dos anos 1950. O vocalista do Soundgarden, Chris Cornell, teve a ideia de ter a voz do pregador em "Hand of God". A gravação foi sincronizada com a máquina de oito faixas, copiada para uma faixa vazia e por coincidência (ou porque, como diz Endino, "Deus sorriu para nós") os rolos de fita combinaram perfeitamente com a música. Cornell também acrescentou seus próprios vocais sarcásticos no estilo de pregador, com as linhas "Que seja conhecido hoje, se você tem duas mãos / Você deve orar". De acordo com Endino, as etiquetas nos rolos de fita estavam quase ilegíveis e, portanto, o nome do pregador permanece desconhecido


Nenhum comentário:

Postar um comentário