sábado, 28 de novembro de 2020

Nirvana: Entendendo a música Rape Me (Estrupe me)


Uma das mais polêmicas e controvérsias músicas do Nirvana "Rape me" é a  4º faixa do In Utero, a letra gerou muita confusão e até hoje muitos a interpretam de forma errônea. 

Imagine em pleno século (nos dias de hoje) o que essa música causaria até mesmo impacto no mundo GLBT e grupos Feministas na qual o mesmo Kurt Cobain defendia. Com tudo que temos hoje a banalização das coisas, internet feminicidio em alta. mas o que muitos ainda não sabem (ou pelo menos os fãs mais jovens de Nirvana) Rape me é um canção anti-estrupo. sim!

Kurt Cobain explicou várias vezes sobre o verdadeiro significado dessa polêmica:

R̶a̶p̶e̶ ̶-̶ ̶m̶e̶ " É uma canção anti, vou repetir... 𝗮𝗻𝘁𝗶-𝗲𝘀𝘁𝘂𝗽𝗿𝗼. Fico cansado de pessoas pensando, tentando colocar muito significado nas minhas letras. Então eu tentei ser bem claro, bem direto. "

Em uma entrevista à  NME  em 1991, Cobain explicou seus pensamentos sobre como ele acreditava que a sociedade deveria procurar eliminar a agressão sexual e o estupro. Um dos fatores mais importantes na erradicação da agressão sexual, ele acreditava, era educar os homens sobre o estupro. 


Cobain já havia falado em 1991 (dois anos antes de “Rape Me” ser lançada) sobre como a sociedade precisava se preocupar em eliminar o estupro. Como lembrou a revista Far Out, ele disse que conversou com uma amiga que estava tendo aulas de defesa pessoal anti-estupro e que baseado em pensamentos compartilhados por ela.


 A banda durante um show em Oakland na véspera de Ano Novo em 1993, Kurt confrontou um fã masculino na multidão que supostamente estava apalpando uma mulher na primeira fila durante um show.

Kurt Cobain sempre foi claro sobre suas opiniões e tópicos difíceis já conhecidos, abordou de frente temas como igualdade entre as mulheres e contra o racismo e homofobia.




Rape me segue na mesma viber de polly ( já mencionada aqui no blog GR90S)
com a temática de agressão sexual, que foi a tentativa de Cobain de escrever um hino anti-estupro. Ele explicou o significado por trás da faixa para Spin: “É como se ela estivesse dizendo: ‘Me estuprou, vá em frente, me estuprou, me bateu. Você nunca vai me matar. Vou sobreviver a isso e vou estuprar você um dia desses e você nem vai saber disso.’”

Em "Polly"  Kurt esclareceu:

 “É sobre uma jovem que foi sequestrada, o cara a conduzia em sua van. Torturou ela. A estuprou. A única chance que ela tinha de escapar era vir até ele e persuadi-lo a desamarrá-la. Foi o que ela fez e fugiu. Você pode imaginar quanta força isso exigiu?”















Nenhum comentário:

Postar um comentário