Um palhaço de um programa de televisão, que era chamado "Superklown", inspirou o nome do álbum. Chris Cornell e Matt Cameron explicam como um palhaço inspirou o título desse disco!
Superunknown foi o 4° disco do Soundgarden, chegou ao topo das paradas, ganhou cinco discos de platina, (é um dos meus albums favoritos!) isso rendeu dois prêmios Grammy ao grupo com os hits "Spoonman" e "Black Hole Sun". Mas além de bem-sucedido "Superdesconhecido" o álbum é intrigante e viajante. por trás dele tem uma longa história, foi celebrado pela banda em uma edição de luxo.
É nesse disco que a voz de Chris Cornell se tornou a potência conhecida de hoje! pra mim e pra muitos Superunknown é considerado sua obra-prima.
Sucesso comercial e de crítica, foi o álbum que os levou ainda mais ao sucesso. Com as canções "Black Hole Sun", "The Day I Tried to Live", "Fell on Black Days", "Spoonman" e a faixa-título "Superunknown", que trazem letras obscuras, misteriosas, sendo que muitas músicas estão relacionados com abusos, suicídios e depressão.
Foi ai então enquanto o grupo estava em Nova York para comemorar o aniversário de 20 anos de Superunknown, a Rolling Stone EUA se encontrou com o frontman Chris Cornell e o baterista Matt Cameron para saber mais sobre os bastidores da gravação do maior álbum deles.
No vídeo, Cornell e Cameron falam sobre como um palhaço da televisão inspirou o título do disco, como “Spoonman” veio de uma falsa mixtape que Jeff Ament, do Pearl Jam, fez para o filme Vida de Solteiro, e algumas curiosidades que Cornell encontrou quando estava ouvindo o álbum na nova edição de luxo
Na época a banda ia a uma turnê nos próximos meses com outro grupo que teve um grande álbum lançado em 1994, o Nine Inch Nails. Apesar de não terem se comprometido a tocar Superunknown na íntegra, como fizeram no iTunes Festival e no South by Southwest, Cornell disse que o grupo não se decidiu. “Ainda estamos considerando a possibilidade”, ele disse à Rolling Stone. “Vamos tocar tudo em alguns outros shows. Podemos escolher alguma destas datas da turnê com o Nine Inch Nails – ou ele todo. Nunca se sabe.”
O fotógrafo Kevin Westenberg divulgou por completo ,em sua conta no Instagram, a imagem que foi utilizada como capa do disco de maior sucesso comercial do Soundgardem, “Superunknown”.
A arte, que é conhecida como “Screaming Elf”, traz a imagem distorcida de Chris Cornell, o guitarrista Kim Thayil e o baixista Ben Shepherd, numa montagem sobre uma floresta queimando de cabeça para baixo em preto-e-branco.
O fotógrafo revelou que a sessão de fotos não foi previamente produzida e ele não participou da concepção final da arte de capa. “Fiquei chateado com o fato de Matt ter sido cortado da imagem usada no disco. Não foi minha escolha. Além disso, de onde veio o nome ‘Screaming Elf’?”, comentou.
Superunknown é o quarto álbum de estúdio do Soundgarden, lançado em 8 de março de 1994 e rendeu sucessos como “Fell on Black Days”, “Spoonman” e “Black Hole Sun”.
Chris disse em entrevista naquela época:
" Superunknown é sobre o nascimento, de certa forma… Nascer ou até mesmo morrer — ser jogado em algo que você não sabe nada sobre. O mais difícil é encontrar uma imagem visual para colocar um título assim. A primeira coisa que pensamos foi uma floresta em cinza ou preto. O Soundgarden sempre foi associado com imagens de flores e cores exuberantes, e isso foi o oposto. Ainda parecia orgânico, mas estava muito escuro e frio… eu gostava daquelas histórias quando criança, onde as florestas estavam cheias de coisas más e assustadoras, ao invés de serem jardins felizes nos quais você vai acampar. "
Superunknown traz uma foto completamente distorcida dos membros da banda, que foi apelidada de “O Elfo Gritando” e tirada por Kevin Westenberg, renomado fotógrafo. A foto dá destaque a Cornell e tem um tom de laranja bastante semelhante ao do buraco negro recentemente “descoberto”. Abaixo dela, há uma floresta em preto e branco, e de cabeça para baixo.
Não fazer muito tempo que, Uma petição foi criada para que o nome do buraco negro seja “alterado” para homenagear Chris Cornell, em “Black Hole Sun”
Várias Fontes: www.radiorock.com.br www.tenhomaisdiscosqueamigos.com rollingstone.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário