segunda-feira, 29 de maio de 2017

Kurt Cobain e Mark Lanegan tiveram uma banda-tributo ao Leadbelly

Antes que suas bandas atingissem sucesso nacional e internacional, Mark Lanegan (dos Screaming Trees) e Kurt Cobain (do Nirvana) foram brevemente membros de uma banda-tributo ao grande mestre do Blues Leadbelly. O projeto se chamou "The Jury" e não ficou muito conhecido (é realmente um assunto do "fundo do baú"), mas volta-e-meia leio algo em algum artigo, como por exemplo neste da revista "The Rocket", de Seattle:
"É como Mark Lanegan descreve os eventos que levaram a seus dois altamente aclamados álbuns solo pela gravadora Sub Pop. Ele diz que esses discos vieram de um trabalho que eles estava fazendo com seu amigo próximo Kurt Cobain e que sentiu que era algo pretensioso para ser lançado num álbum solo. 'Kurt e eu estávamos, junto com Krist Novoselic e Mark Pickerel (baterista dos Screaming Trees), fazendo aqueles covers do Leadbelly. E aquilo meio que desmoronou. Mas Pickerel e Jonathan Poneman (co-fundador do selo Sub Pop) imaginaram a possibilidade de aproveitarmos e lançarmos num álbum solo. Eu tinha um monte de fitas demos sobre as quais estava trabalhando e um outro monte feito junto com Kurt que eu nunca realmente dei o crédito devido a ele".


 

Estas fitas foram gravadas com Jack Endino (então guitarrista da influente banda de Grunge "Skin Yard" e que seria o super fodástico produtor do gênero em Seattle, WA) em duas sessões em ago/89. A face mais conhecida deste projeto de Lanegan e Cobain apareceu no programa Unplugged da MTV em que o Nirvana tocou "Where Did You Sleep Last Night" (canção original de Leadbelly lançada em 1941). Claro que você já deve ter assistido inúmeras vezes a este sensacional show de 1994, mas talvez o que você não saiba é que era uma versão do Leadbellly e que vinha deste projeto-tributo "The Jury". Esta canção apareceu primeiro no álbum solo de estreia de Lanegan, "The Winding Sheet", de mai/1990 (na qual Cobain participou no violão e nos vocais de apoio). Vamos ouvir a versão original de Leadbelly:


Vamos comparar agora com a versão do álbum 
de estreia de Lanegan. Esta, na minha opinião, é muito mais ameaçadora do que a do acústico do Nirvana. Tensas e altamente desesperada e depressivas. Confira:



Algumas dessas gravações do projeto "The Jury" surgiram, como a instrumental "Grey Goose", a performance solo acústica de Cobain para "They Hung Him On A Cross" e uma versão com toda a banda para "Ain't It A Shame To Go Fishin' On A Sunday" na caixa "With The Lights Out" do Nirvana, lançada em nov/2004 (a última com o nome truncado de "Ain't It A Shame"). 



Dá prá imaginar quão legal poderia ter sido esse projeto? Infelizmente, ele nunca foi adiante. Pickerel foi quem sugeriu o nome "The Jury" (a vontade de Cobain era o nome "Lithium"). Nos documentos registrados da sessão (a primeira aconteceu em 20/ago/89), Endino escreveu "Screaming Nirvana". Originalmente a ideia era gravar material próprio, mas após algumas tentativas infrutíferas, Lanegan e Cobain resolveram repentinamente a fazer alguns covers de Leadbelly. Simples assim. Ambos nutriam grande admiração pelo bluesman (nascido Huddie William Ledbetter). A primeira que gravaram foi "Where Did You Sleep Last Night" (com Lanegan nos vocais principais). "Grey Goose", a instrumental, foi a segunda a ser gravada. Depois foi a vez de "Ain't It A Shame" e "They Hung Him On A Cross", ambas com Cobain nos vocais. Apesar dessa sessão de gravações promissora, o projeto não continuou. "Nós começamos a perder interesse rapidamente e percebemos que não eram tão legais quanto os originais que nós amávamos", disse Lanegan. "Nós conversamos com a Sub Pop que aquilo não iria rolar e foi quando eles me propuseram fazer um álbum solo". Pickerel contou que parte dos problemas foi que nem Lanegan e nem Cobain sentiram-se confortáveis em liderar a sessão. Após uma segunda sessão em 28/ago/89 o projeto foi definitivamente abandonado. A versão de "Where Did You Sleep Last Night" feita pelo Nirvana no aclamado acústico foi parcialmente em homenagem a Lanegan. Dave Grohl contou: "Kurt mirou em Lanegan. 'The Winding Sheet' foi uma enorme influência para o nosso Unplugged"





FONTE: muralcultural2.blogspot.com

                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário