Seus anos de formação foram passados primeiro aprendendo a tocar a Tuba Mi bemol na quinta série, que seu avô havia jogado no início do século XX. No entanto, a verdadeira paixão de Tad residia na bateria e na percussão.
Anos mais tarde, ele tocou em bandas de rock e punk rock da região antes de decidir se mudar para Seattle com sua banda H-Hour em 1986. Entre na história da banda TAD.
Embora não seja tão popular junto com as lenda do grunge, a banda TAD sempre é mencionado, no filme SINGLES (Vida de Solteiro) de Cameron Crowe, lá fez uma participação, a música Jink
Em janeiro de 1988, logo após deixar a banda H-Hour, a banda na qual tocava bateria por muitos anos, entrou no Reciprocal Recording Studio com Jack Endino onde saiu as três primeiras canções que havia escrito solo. “Ritual Device” , “Daisy” e “Tuna Car” foram lançadas no primeiro dia 7 de abril daquele ano.
Tad lançou seu álbum Sub Pop mais melódico com Butch Vig (da fama Nevermind) com 8-Way Santa de 1991 (o mais famoso deles), que gerou o single irônico "Jack Pepsi". A foto da capa original - um homem acariciando o peito de uma mulher - foi encontrada em uma venda de garagem e foi posteriormente removida quando a mulher em questão descobriu o registro e processou. Enquanto isso, Tad desfrutava de um crescente culto de seguidores, pela breve participação de Doyle na comédia romântica de Cameron Crowe (Singles).
A banda recebeu uma oferta de um contrato com uma grande gravadora pela subsidiária da Warner Brothers, Giant, mas o baterista Wiede saiu do grupo antes que eles começassem a trabalhar em seu próximo álbum. Ele foi substituído por Josh Sinder, ex-punks hardcore The Accused, para a estreia de Tad em uma grande gravadora, "Inhaler" em 1993. Inhaler encontrou o TAD em turnê com o Soundgarden e Alice In Chains nos Estados Unidos e na Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário