sábado, 26 de setembro de 2020

26 de Setembro de 1967: Nasce Shannon Hoon

Richard Shannon Hoon,  o saudoso vocalista dos Blind Melon faria 53 anos se estivesse vivo hoje,  Shannon Hoon, ganhou grande destaque na primeira metade da década de 1990 após  com  lançamento do single No Rain.

Nascido em Lafayette, Indiana ele cresceu na cidade vizinha de Dayton, Indiana com sua meia-irmã, Anna, e meio-irmão, Tim. Ele teria começou a usar seu nome do meio, Shannon, para evitar confusão com seu pai, que também foi nomeado Richard. No colegial, ele jogou futebol , lutou , e foi um saltador com vara . Influências musicais de Shannon incluiu o Grateful Dead , The Beatles , John Lennon e Bob Dylan . Depois de se formar McCutcheon da High School em 1985, Hoon juntou a uma banda de glam metal de local chamado Styff Kytten, que também contou com o guitarrista Michael Kelsey. Ele assumiu o papel de líder e vocalista da banda. Foi nessa época que ele escreveu sua primeira canção e chamou-lhe "Change". Ele também foi membro da banda Lafayette Mank Raiva, juntamente com David Lank e Darren Mickler, durante este tempo.


Shannon faleceu aos 28 anos e sepultado em Dayton, Indiana,  no dia 28 de outubro de 1995, dois meses após o segundo lançamento, ele foi encontrado morto no ônibus da banda, vítima de uma overdose de cocaína. Shannon tinha sérios problemas com a droga desde seus 17 anos.

Sua filha, Nico Blue Hoon, prestou uma homenagem ao vocalista, nascida apenas três meses antes da morte de seu pai, os outros integrantes lançaram Nico, um projeto que inclui demos e músicas que não entraram nos dois primeiros álbuns do Blind Melon. Dessa forma, os trabalhos foram encerrados.


Outros projetos

Glen Graham, Brad Smith, Christopher Thorn, Rogers Stevens se mantiveram unidos na maior parte do tempo e chegaram a criar novos grupos, como o Extra Virgin, Luma e o Unified Theory. Aliás, este último é composto por Smith, Thorn, Dave Krusen (Pearl Jam) e Chris Shinn.



Em 1985, Hoon, 18, deixou Indiana para Los Angeles. Em Los Angeles, ele se reuniu músicos Brad Smith e Rogers Stevens em uma festa. Smith e Stevens viu Hoon executar sua canção "Change" acusticamente e convidou Hoon para brincar com eles. Christopher Thorn e Glen Graham foram em seguida trazido para a dobragem, e em 1990 os cinco músicos decidiu formar cego Melão. A banda foi nomeado possivelmente por um período pai de Smith usado para descrever os stoners vizinhança; ou para Blind Melon Chitlin, um personagem de um álbum Cheech & Chong. Em 1990, os novos colegas de banda produziu uma fita demo com quatro músicas e, posteriormente, assinou um $ 500.000 contrato de gravação com a Capitol Records.



Em Los Angeles, Hoon amizade com sua irmã amigo de escola de Anna, Axl Rose . Rose convidou Hoon se juntar a ele no estúdio, onde sua banda Guns N' Roses estava gravando seus álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II (ambos lançados em 1991). Hoon cantou backing vocals em várias das faixas, incluindo " The Garden " e " Do not Cry ". Rose também convidou Hoon a aparecer no vídeo de "Do not Cry".



 Na sua lápide, foi inscrito um trecho da primeira canção que Hoon escreveu, "Change":

“  I know we can't all stay here forever
So I want to write my words on the face of today and they'll paint it "

(" Sei que não podemos todos ficar aqui para sempre

Então eu quero escrever essas palavras na face de hoje e eles irão pintá-las)
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário