segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Melvins: Sobre o album "Holdini"

21 de setembro de 1993,  27 anos "Holdini" quinto álbum dos Melvins era lançado, pela Atlantic Records. O disco marca a estréia da banda em uma gravadora grande, após ter lançado todos os álbuns anteriores pelo selo independente Boner Records.

Os Melvins não é apenas uma banda diferenciada da turma de seattle na maioria dos sentidos, mas também tem alguns albuns mais subestimados que não apenas ajudaram a definir gêneros, mas também experimentaram descontroladamente com eles. eu falo de "Holdini" é um sludge metal que se tornou clássicos para entender o "grunge". 


Foi co-produzido por ninguém menos que Kurt Cobain, que era um fã da banda. No entanto, não se deixe enganar pelo crédito, o envolvimento de Cobain foi supostamente mínimo. Drogas, envolvimento da gravadora, argumentos e mais, todos prejudicaram a criação do disco, mas não afetaram a qualidade, embora, em vez disso, essas imperfeições apenas adicionassem ao seu perfil e como a maioria do discos anteriores deos Melvins, "Houdini" não deve nada como, os Melvins foi contribuidores iniciais dos gêneros sludge and doom,  também se envolveu com grunge e metal alternativo, todos os quais podem ser ouvidos aqui em alguns lugares. 



O álbum foi muito bem recebido pela crítica e foi na época o álbum de maior sucesso comercial da banda, ganhando exposição na MTV (relevante na época), mas não foi bem recebido pelo mainstream como alguns outros artistas da época, é um campo esquerdo abordagem e som significavam que não era de forma alguma um álbum totalmente acessível para aqueles de fora da cena grunge / stoner da época.

" Houdini foi o primeiro álbum que gravamos pela Atlantic Records e com certeza foi o nosso disco mais vendido, embora não a ponto de eu poder bancar a compra de um Rolls[-Royce] ou algo assim! Ele aproveitou a onda em que vinha bandas como Nirvana e eu tenho certeza de que, se não fosse por isso, nenhuma gravadora grande teria se interessado por nós. Nós queríamos fazer um disco que não alienasse nossos fãs, mas queríamos fazer um que nos agradasse. Nós sabíamos também que não iríamos conseguir emplacar um disco de platina logo, entende? Fizemos algumas sessões com Kurt Cobain [produzindo], mas chegou ao ponto que ele estava tão fora de controle que nós tivemos que basicamente despedi-lo e cada um seguir seu caminho, o que é uma pena, pois eu acho que seria muito divertido. É claro que estou abstraindo o que poderia ter acontecido e eu não tenho muitas lembranças boas daquela época – o que aconteceu foi realmente trágico. Mas, ainda assim, muitas pessoas gostam deste disco – não é um dos meus favoritos, mas eu gosto de muitas músicas dele "


Um sinal de qualidade em um disco é como ele toca ao longo do tempo ou como envelhece, se você quiser. Houdini soa bem agora como no início dos anos 90, facilmente caindo nas coleções entre os fãs de bandas mais atuais, como Mastodon ou Orange Goblin. Outra marca próxima a este álbum seria sua capacidade de agir como o ponto de partida ideal para quem quer descobrir e explorar Melvins, já que captura a essência da banda e define perfeitamente sua carreira variada e não convencional que se seguiu.

Houdini é um álbum difícil de resumir, você tem que ouvi-lo para “entendê-lo” e você só o compreenderá totalmente quando o colocar no contexto da carreira e legado geral da banda, para simplificar, vá e confira tire-o por si mesmo e desabe pela toca do coelho que é Melvins.






Nenhum comentário:

Postar um comentário