quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Alice in Chains: "Black Gives Way to Blue" (2009)


Em 29 de Setembro de 2009, o Alice in Chains fazia um dos retornos mais improváveis da história.

Sem lançar um disco de inéditas desde o homônimo de 1995, a lendária banda Grunge parecia ter abandonado qualquer esperança depois que Layne Staley perdeu a batalha contra as drogas e faleceu em 2002.

Em 2004, os contratos com gravadoras foram oficialmente encerrados e o grupo que conquistou multidões nos Anos 90 estava oficialmente enterrado. Até que um desastre mundial — o tsunami daquele ano — gerou comoção dos membros sobreviventes (Jerry Cantrell, Sean Kinney e Mike Inez), que se reuniram para um show beneficente.

Aquele dia fez com que o trio percebesse que tinha mais a oferecer e, eventualmente, durante uma homenagem ao Heart no VH1 Decades Rock Live em 2006, William DuVall se mostrou a pessoa certa.


Continua após o vídeo:


Depois de recusar participar do mesmo reality show que ajudou o INXS a encontrar um substituto para Michael Hutchence, o Alice in Chains se encaixou perfeitamente com DuVall, à época frontman do Comes with the Fall, que já havia feito turnês com a banda de Cantrell e companhia.


Demorou, no entanto, para o grupo se firmar: foram diversos shows nos quais eles se recusavam a admitir que William seria o substituto de Layne, e reforçavam constantemente que eram apenas testes e que estavam só “se divertindo” e explorando opções.


Acontece que DuVall se destacava demais do resto. A capacidade do cara de dar sua própria identidade às músicas outrora marcantes na voz de Layne culminou quando eles finalmente fizeram um retorno triunfal: 14 anos depois, o Alice in Chains estava de volta para ficar com Black Gives Way to Blue.




1. "All Secrets Known" 
2. "Check My Brain" 
3. "Last of My Kind" 
4. "Your Decision" 
5. "A Looking in View" 
6. "When the Sun Rose Again"  
7. "Acid Bubble" 
8. "Lesson Learned" 
9. "Take Her Out" 
10. "Private Hell" 
11. "Black Gives Way to Blue"   

 A pegada Grunge continuou bastante forte, mas bastava ouvir os primeiros segundos da primeira prévia dessa nova fase — “A Looking in View” — para entender que os lendários músicos haviam incorporado novos elementos e que Jerry Cantrell estava tomando um papel mais frontal.

Tudo isso foi muitíssimo abraçado pelos fãs; mais ainda quando “Check Your Brain” chegou como primeiro single oficial e abriu os caminhos para uma sonoridade Stoner que voltaria a ser bem presente no também ótimo The Devil Put Dinosaurs Here (2013), que consolidou de vez essa “nova velha banda”.






Fonte: tenhomaisdiscosqueamigos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário